Dica da semana: Último dia para pagar IR será de paralisação dos bancários. Veja como quitar o imposto. Declaração deve ser entregue também na sexta-feira

O Escritório de Contabilidade Barreto Leme de Campinas (Fone 19 3308-1070) apresenta o tema do momento: a declaração do Imposto de Renda.

É nesta sexta-feira o fim do prazo para entrega da declaração de ajuste anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). A data também é o limite de pagamento da primeira quota ou do valor total do tributo, para quem tem saldo a pagar. Porém, o dia 28 de abril também deverá ser marcado pela paralisação de diversas categorias de trabalhadores, inclusive dos bancários.

Assim, quem pretende fazer o pagamento da Darf no caixa do banco deve se antecipar, já que é possível que algumas agências fiquem fechadas na sexta-feira, ou com o atendimento prejudicado pela paralisação. Deixar para pagar depois do prazo implica em juros.

A opção pelo débito automático só poderia ser incluído para o pagamento do tributo completo ou da primeira quota na declaração elaborada até 31 de março. Quem deixou para os últimos dias não tem mais esta opção, exceto para as demais parcelas do imposto.

Uma opção é recorrer aos meios eletrônicos de pagamento, como os terminais de autoatendimento. Os bancos também costumam oferecer outras alternativas, como aplicativos para celular e tablet e o internet banking.

Casas lotéricas e correspondentes bancários não são uma opção neste caso, pois não recebem o pagamento de Darfs de nenhum tipo.

Os sistemas da Receita Federal já receberam, até as 14h de ontem, 18.388.563 declarações do Imposto de Renda, número que corresponde a 66,8% do total esperado.

Fonte: Diário de Santa Maria e Escritório de Contabilidade Barreto
Leme (Fone 19 3308-1070 – veja anúncio nesta página do Portal LogNews)