Duas fábricas da Eaton, no interior de SP, ficam entre as três melhores do mundo

Entre as 45 fábricas da Eaton no mundo que fornecem transmissões e componentes a fabricantes de veículos, apenas três receberam o título de Planta Modelo 2020, duas delas no Brasil. O grupo concedeu o prêmio para as unidades industriais de Valinhos e Mogi Mirim, ambas no interior paulista – a terceira premiada fica em Pyungtek, na Coreia do Sul.

A avaliação anual de todas as fábricas da Eaton no mundo leva em conta critérios como segurança, qualidade, entrega e práticas de melhoria contínua. O reconhecimento, destaca a empresa, comprova o desempenho eficiente de padrão global das operações brasileiras, que já conquistaram o prêmio em anos anteriores.

A unidade de Valinhos abriga a diretoria da Eaton no Brasil e linhas de produção de componentes para transmissões e caixas completas, além de um centro de pesquisa e desenvolvimento referência global para aplicações em veículos comerciais leves. É a terceira vez que a fábrica recebe o reconhecimento do grupo, superou metas de entrega e passou o ano inteiro sem acidentes.

A fábrica de Mogi Mirim, que produz engrenagens para transmissões por encomenda de fabricantes de veículos, já coleciona a premiação pelo quinto ano consecutivo e se destaca pela aplicação de tecnologias de manufatura digital da Indústria 4.0. A planta foi destaque em 2020 por alcançar melhorias de ergonomia, satisfação dos clientes e excelência operacional.

Além disso, a unidade também conquistou o inédito prêmio global da Eaton de melhor Projeto de Melhoria Contínua, integrando ferramentas do lean manufacturing com processos da Indústria 4.0. O projeto foi destaque por automatizar uma operação de montagem utilizando robôs colaborativos de dois braços, integrando ferramentas de simulação, impressão 3D e elementos de manufatura enxuta, como poka yokes (sistema a prova de erros), trabalho-padrão e setup rápido de máquinas. A junção de conceitos de melhoria com as novas tecnologias de manufatura digital foi determinante para alcançar metas de produtividade e excelência, e que agora servem de modelo para outras unidades no mundo.

Fonte: Automotive Business