Elog realiza atualização da certificação SASSMAQ

Empresa é um dos primeiros operadores logísticos a atingir os cumprimentos de todos os requisitos para a renovação da licença

A Elog, um dos maiores operadores logísticos, pertencente ao Grupo EcoRodovias, acaba de receber da ABIQUIM – Associação Brasileira de Indústrias Químicas – a renovação do certificado SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade) para o transporte de produtos químicos e se tornou uma das primeiras operadoras a possuir a 3ª e mais recente versão da certificação.

O escopo da certificação abrange atividades de Transporte Rodoviário de Produtos Químicos Perigosos – seja granel ou embalados. “A novidade desta nova versão do SASSMAQ está no atendimento a exigências mais rígidas da ABIQUIM e na inclusão de itens do programa de Atuação Responsável da associação”, explica a gerente de Sustentabilidade da Elog, Patrícia Bueno.

O programa de Atuação Responsável da ABIQUIM tem o objetivo de assegurar a sustentabilidade ambiental, econômica e social de seus processos e produtos.

“Somos um dos primeiros operadores logísticos que conseguiu atingir os cumprimentos de todos os requisitos e foi certificado na nova versão”, afirma Marina Gomes, gerente de Negócios no Segmento Químico da Elog. “Isso demonstra nosso comprometimento com as exigências da certificação”, conclui.

O sistema de avaliação para a obtenção da certificação SASSMAQ é composto por mais de 358 itens nos quesitos saúde, segurança, meio ambiente e qualidade, além de 419 nos quesitos rodoviários.

Todas as unidades da Elog do Sudeste que operam com transporte de químicos estão certificadas. Criado pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) em 2001, o SASSMAQ  avalia os processos e controles internos de companhias cujas operações são voltadas para químicos. O objetivo é reduzir, de forma constante e progressiva, os riscos de acidentes nas operações de transporte e distribuição de produtos deste segmento.