“Em 2014 ampliamos a especialização em novos produtos, como Oil & Gas e Foods”, destaca Ivo Mafra, presidente da DC Logistics, em balanço do ano

SONY DSCO atípico 2014 chega ao fim, depois de meses de um cenário que contemplou política e Copa do Mundo. Para o mercado foi um ano um tanto quanto complicado, que exigiu trabalho árduo para ajustar o atingimento de metas. Para a DC Logistics Brasil foi um ano ainda positivo, com a comemoração dos 20 anos de atuação. O Presidente da empresa, Ivo Mafra, explicou como foram os últimos 12 meses.

Este ano a DC completou 20 anos, tinha projeções de crescimento, as metas foram atingidas?

Tivemos crescimento de 7,5% porem não cumprimos a meta que era crescer 15%.

Em que serviços a DC mais se destacou?

Os serviços de importação aérea e marítima continuam como os mais representativos nas receitas da DC Logistics Brasil.

Como o mercado transcorreu em 2014, e quais as expectativas para 2015?
No primeiro semestre o crescimento foi positivo, acima da meta almejada, mas no segundo, percalços da economia brasileira afetaram também nosso desempenho, bem como o natural acirramento da concorrência.

Que lições foram tiradas do ano que agora termina?

Entendemos que no plano macro será salutar termos uma política econômica que privilegie o mercado, como menor participação do Estado, menor burocracia nas atividades meio, e maior incentivo a empreendedores para investir para gerar empregos e riquezas.

Lembremos que o Estado não gera riquezas e sim despesas que são pagas por todos os cidadãos. Ideal seria um Estado menor como boa alternativa para enfrentar a atual crise.
No plano DC, devemos reforçar a excelência no atendimento e estarmos atentos às melhores oportunidades de negócios.

Como o mercado reagiu neste ano atípico, com Copa do Mundo e eleições?
O mercado trabalha com visão de médio e longo prazo, e na organização da Copa não contemplou os planos iniciais. O chamado legado da Copa ficou muito aquém do que se apregoava. Eleições são sinônimos de paralisia econômica, e pior ainda quando existe a modalidade da reeleição. Assistimos a um show de marketing, onde os reais problemas continuam sendo jogados para gerações futuras. Infelizmente iremos iniciar um novo período com sérios problemas políticos, éticos e econômicos com poucas perspectivas de real mudança.

Que ações/projetos foram os grandes destaques da DC Logistics Brasil este ano?
A comemoração dos 20 anos foi muito gratificante, feedbacks recebidos dos colaboradores, clientes e fornecedores nos sinalizam que estamos na direção correta e que muito precisamos aprender e crescer. Ficamos este ano em determinados segmentos de mercado e ampliamos a especialização em novos produtos, como Oil & Gas e Foods.