Em seu aniversário, Campinas anuncia chegada de fábrica e centro de pesquisa

fotomcampinasAo completar 240 anos, Prefeitura de Campinas e BYD anunciam instalação de fábrica e centro de pesquisa e desenvolvimento na cidade

A Prefeitura de Campinas e a BYD Company Limited – empresa chinesa especializada em veículos elétricos e híbridos, baterias, e novas energias – anunciam nesta segunda-feira, 14 de julho (data de aniversário dos 240 anos da cidade) investimentos na primeira unidade produtiva da empresa na América Latina.

Após a instalação de escritório em São Paulo e bem sucedidos testes em muitas cidades brasileiras com ônibus elétricos, Campinas foi a cidade escolhida pela BYD para iniciar o seu projeto de expansão no mercado brasileiro e todo o Mercosul.

Em Campinas, a BYD, que também conta com o apoio da Investe São Paulo, agência do Governo do Estado responsável pela atração de empresas, abrirá uma fábrica e um centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D). A unidade será responsável pela montagem de ônibus elétricos e de baterias de fosfato de ferro. Além disso, a unidade de Campinas abrigará a montagem de painéis solares e o Centro de P&D da empresa no Brasil – focado em estudos e tecnologias para veículos elétricos, baterias, smart grid, energia solar e iluminação. Serão 32 mil m2 e área construída de 20 mil m2.

“A planta industrial terá capacidade de produção de 500 a 1000 unidades de ônibus e baterias por ano quando alcançar sua plena operação, revela o Presidente da BYD Brasil”, Sr. Tyler Li. “Temos ainda interesse da empresa em fabricar células de baterias e chassis para ônibus elétricos no Brasil no futuro próximo”. A operação da unidade poderá fazer com que os investimentos, ainda nesta primeira fase, atinjam montante em torno de R$ 250 milhões e 450 empregos diretos.

Segundo o presidente mundial, Wang Chuanfu, a BYD decidiu se instalar em Campinas ao perceber que a cidade era líder em inovação e desenvolvimento de tecnologias limpas, assim como a BYD. Considerada uma das empresas mais inovadoras do mundo, a BYD vai trazer os ônibus elétricos e a tecnologia de baterias de ferro ao Brasil. Sonha também com o desenvolvimento da energia solar para gerar energia limpa e barata, e também soluções fora da rede (off grid – a BYD dispõe de sistemas de geração descentralizada com painéis solares, baterias de ferro e iluminação LED).

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, ressalta que a Prefeitura tem atuado de forma estruturada e bem definida na captação de investimentos que conjuguem elevado conteúdo tecnológico e sustentabilidade ambiental. Tais investimentos alinham-se a política de desenvolvimento estratégico de médio e longo prazo pensado para a cidade. “A BYD encaixa-se muito bem no que se busca para Campinas, é uma empresa que produz bens e tecnologias voltadas ao uso de energias renováveis, ainda atua em segmento fundamental para o futuro das cidades –  a mobilidade urbana sustentável”, afirma Jonas Donizette.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, Samuel Rossilho, revela que a sua equipe esteve pessoalmente na China por duas vezes. Em maio de 2013, Campinas foi à China conhecer a proposta da BYD e os seus produtos, apresentando na ocasião as características econômicas, sociais e credenciais da cidade para a atração do investimento. Em setembro de 2013, o presidente mundial e CEO da BYD, Wang Chuanfu, em visita oficial à cidade, foi recebido pelo prefeito Jonas Donizette que assegurou fazer os esforços necessários para que a cidade pudesse receber investimento tão qualificado. Em novembro de 2013, em viagem oficial ao sul da China para assinatura de Memorando de Entendimento entre Campinas e a cidade irmã Dongguan, oficializou-se a finalização dos acordos necessários à recepção em Campinas da primeira fábrica da BYD na América Latina. “Foi a construção de uma relação de confiança e parceria, suporte à tomada de decisão e respostas rápidas, lideradas pela Prefeitura de Campinas e a Investe São Paulo junto ao governo chinês, aos executivos da BYD e ao Banco de Desenvolvimento da China que permitiu trazer para Campinas o primeiro site da empresa no país. Tenho certeza do elevado potencial da cidade para trazer para cá a Fase 2 dos investimentos da BYD. Trabalharemos muito para isto”, indica Rossilho.

Papel importante neste processo também foi assumido pela Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade. O apoio aos investidores na interlocução com os órgãos públicos, sobretudo estaduais, tem o objetivo de facilitar o processo de tomada de decisão e de implantação dos novos empreendimentos. “Em fevereiro deste ano visitei a empresa na China e pude verificar a tecnologia de ponta que é aplicada e a qualidade dos produtos. A chegada da BYD no Estado reforça o papel de São Paulo de estar sempre na vanguarda de novas tecnologias”, destaca o Presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida.

 

Fonte: Prefeitura de Campinas