Embraer será parceira de sueca Saab na fabricação de caças para a FAB

Expectativa é movimentar o mercado e gerar empregos no Vale do Paraíba. Governo fechou contrato para compra de 36 caças supersônicos Gripen.

A escolha da sueca Saab nesta quarta-feira (18) para fornecer 36 caças supersônicos Gripen, que farão parte da frota da Força Aérea Brasileira (FAB), traz expectativa de movimentar o mercado e gerar empregos no Vale do Paraíba. Isso porque a Embraer, em São José dos Campos, será parceira na produção dos jatos, segundo o Ministério da Defesa.

A aeronave Gripen vai substituir os caças Mirage. Desde 2009, a fabricante brasileira de aviões trabalha em parceria com a empresa sueca. O trabalho pode ser ampliado depois da compra destes caças.

Apesar da tecnologia ser internacional, o contrato prevê que cerca de 80% da estrutura das aeronaves sejam fabricadas no Brasil.”Nós temos empresas muito capazes, até reconhecidas mundialmente, e essas companhias estão sediadas em São José e devem gerar bastante emprego”, disse Fernando Coelho Ferraz, diretor de engenharia e qualidade.

A parceria pode gerar empregos nas fabricantes de peças no Vale. “Nós vamos ter atividades, não é só de produção de peças, vamos ter atividades de engenharia, na parte de concepção das peças, de desenho. Então, nós vamos elevar o nível da cadeia produtiva”, disse Valter Bartels, presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil.

Aviões ‘à altura’ – O ministro Celso Amorim disse nesta quarta que, com a decisão do governo, “em breve, teremos aviões à altura da necessidade de defesa do país”. O ministro ressaltou – dentro do acordo de transferência de tecnologia – a abertura do código-fonte de armas, que, segundo ele, permitirá adicionar ao avião armamentos brasileiros.

De acordo com o brigadeiro Marcelo Damasceno, chefe da comunicação social da Aeronáutica, os caças Gripen “vão atender às necessidades operacionais da FAB pelos próximos 30 anos”.

Segundo ele, as aeronaves ajudarão na defesa aérea do Brasil e serão capazes de promover ataques no solo e no mar. “Ele [o Gripen] permitirá à FAB enfrentar ameaças em qualquer ponto do território nacional com carga plena de armas. O conjunto de conhecimentos e capacitação tecnológicos contribuirá para que a indústria nacional se capacite para a produção de caças de última geração em médio e longo prazo”, disse Damasceno.

Em entrevista ao Jornal da Globo, em 2009, o presidente-executivo da Saab, Äke Svensson, explicou porque, para ele, o Gripen é o melhor caça para o Brasil. “Na comparação com os concorrentes, é o mais barato, tem o armamento mais completo, os sistemas de controle, detecção e combate mais avançados e – o que só ele faz – pousa até num pedaço de estrada qualquer, de 500 metros, se for preciso”, disse.

Fonte: G1 Vale do Paraíba e Região

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *