Emirates próxima de Viracopos

emirates-phone-numberExecutivos da ABV estão no exterior, em busca de novos voos ligando o Brasil ao mercado asiático

Viracopos busca na Coreia atrair as aéreas asiáticas. O diretor Comercial da Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) Aluísio Margarido, e o Gerente Comercial de Carga Aérea, Helio Dapena, estão em Seul, na Coreia do Sul, para apresentar o novo terminal campineiro e prospectar o mercado asiático. Porém, o interesse é o aeroporto de Dubai, nos Emirados Árabes – fronteira que permite ligações com outros países do oriente. Conforme apurou o Portal GPA LogNews, o alvo poderia ser a Cia Aérea Emirates.

Como publicou o Jornal Correio Popular, de acordo com o presidente da ABV, Luiz Küster, há grande interesse em iniciar frequências para o continente a partir de Viracopos. O anúncio foi feito na última terça-feira (7) durante um evento que reuniu representantes das empresas aéreas que irão operar novas rotas internacionais no terminal campineiro a partir de dezembro. Segundo Küster, a presença dos diretores da concessionária na Ásia irá auxiliar nos futuros negócios com companhias europeias e asiática, com foco no aeroporto de Dubai.

O evento “Painel Viracopos”, promovido pelo Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, abordou os cenários do setor de turismo de negócios na cidade, que promete ser alavancado com o novo aeroporto, e atraiu representantes do trade turístico e do setor de hotelaria e empresários no Expo Dom Pedro, no Parque D. Pedro Shopping.

A empresa também espera ampliar voos para a Europa, que hoje são feitos apenas pela TAP, e rumo a um único destino (Portugal). Na semana passada, os executivos de Viracopos viajaram para Chicago (EUA), também para fazer prospecção de mercado.

“Tenho certeza que esse processo não para mais. Esperávamos dar um salto nas frequências internacionais, mas não esperávamos que seria tão explosivo”, comemorou.

Com a chegada das companhias Copa e American Airlines, a partir de dezembro, Viracopos passará a ter 38 frequências semanais para destinos internacionais, contra as três atuais.

José Roberto Miguel Trinca, diretor de vendas da American no Brasil, disse viver o seu melhor momento profissional. Campineiro, ele acredita que o dia 2 de dezembro – data em que o primeiro voo da companhia pousará em Viracopos – será “histórico”.

“É um sonho antigo. Campinas será a 10ª cidade do Brasil a receber os voos da American”, afirmou. A empresa vai operar duas rotas: Miami, com saídas diárias, e Nova York três vezes por semana.

Copa Airlines – Outra companhia que inicia suas operações em Campinas em dezembro é a Copa Airlines, que terá voos diários para o Panamá. A partir de lá, será possível viajar para todo o Caribe, além dos Estados Unidos.

“Campinas será a primeira cidade que não é uma capital de Estado a operar os voos da Copa”, disse Gustavo Esusy, gerente regional de vendas da empresa na América do Sul.

Gilson Gomes de Oliveira, presidente do Convention Visitors Bureau, entidade que organizou o encontro, afirmou que a cidade já se consolidou como uma capital de Ciência e Tecnologia – e, portanto, tem vocação para o turismo de negócios, que será consolidada com o crescimento de Viracopos.

“Um turista que vem a negócios gasta quatro vezes mais do que aquele turista de lazer. Além disso, fica, em média, uma semana no destino”, disse.

Empregos – O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo, Samuel Rossilho, falou em “efeito Viracopos” ao citar o forte impulso que deve ocorrer na geração de empregos – principalmente quando a capacidade do terminal for ampliada para 100 milhões de passageiros ao ano, o que deve ocorrer em 30 anos. “Quando o aeroporto chegar a essa marca, estará gerando algo próximo de 300 mil empregos, tanto no aeroporto quanto no entorno”, afirmou.

Projeto diferenciado – Küster lembrou que o projeto arquitetônico de Viracopos é diferenciado em relação a outros aeroportos privatizados no País. É o único, por exemplo, a oferecer o embarque em separado ao desembarque.

“Poderíamos optar por um projeto mais simples, mas preferimos este modelo, e isso acabou gerando alguns atrasos”, disse o presidente da concessionária. “Mas ainda assim, não existe aeroporto no mundo que tenha iniciado operações em menos de quatro anos após o início de obras desse porte. E conseguimos iniciar as operações em dois. É um aeroporto para 25 milhões de passageiros ao ano, número que poderá chegar a 100 milhões”, disse.

Segundo ele, a transformação do aeroporto afetará diretamente toda a região de Campinas. A meta da concessionária é fazer com que Viracopos chegue ao posto de melhor aeroporto da América Latina em 2016 e que, no ano seguinte, figure no topo dos melhores das Américas.

Com Informações: Correio Popular