Empresa de Logística de Santos (SP) aposta em MPE para movimentar setor

Luftwege acredita em um mercado que já atende e com potencial para crescer no segundo semestre: as importações e exportações das Micro e Pequenas Empresas (MPE)

 Embora o Brasil tenha um PIB relativamente significativo entre todas as nações do mundo – acaba de ocupar a 10ª posição no ranking global – o País responde por apenas 1% nas operações de comércio internacional do planeta. Além disso, conforme os últimos relatórios publicados pela Organização Mundial do Comércio, ainda ocupa tímidas posições no ranking internacional, variando entre o 22º a 27º lugar nos últimos dez anos.

Especialistas e Entidades ligadas ao comércio exterior apontam que uma opção para o crescimento neste segmento será possível a partir da inserção das micro e pequenas empresas, as chamadas MPE’s, no setor. Elas respondem a 30% do PIB brasileiro. A Luftwege – empresa de Santos (SP) com origem no Despacho Aduaneiro – de olho neste filão, quer crescer exatamente em um público que já atende e se especializou, como explica Rogério Grecchi, diretor do Grupo.

“Um dos diferenciais da Luftwege é o atendimento personalizado. Os clientes de menor porte necessitam desse acompanhamento e querem o seu atendimento direto por quem decide as operações. A empresa reconhece essa importância e faz isso muito bem”, avalia Grecchi, ao lembrar que possui esse perfil de empresas de sua carteira de clientes.

MPE em alta –  Pequenos negócios geraram 76% das vagas de emprego em 2022 e respondem a uma renda de R$ 420 bilhões por ano. Além disso, o otimismo dos donos de micro e pequenas empresas segue em alta pelo quarto mês consecutivo. Tudo isso, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os dados fazem parte da Sondagem Econômica das Micro e Pequenas Empresas, realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). “Esse tipo de empresa tem muito potencial e necessita atentar sobre os principais passos para entrar no mercado importador e exportador”, conclui Grecchi.