Entenda porque Viracopos deve se tornar um “Aeroporto Cidade”

Especial Viracopos:

 

O Novo Aeroporto de Viracopos foi concebido a partir do conceito de “aeroporto cidade” e sua expansão prevê ainda hotéis (duas bandeiras já demonstraram interesse), shopping center e centro de convenções, num projeto desenvolvido em parceria com a projetista holandesa NACO, consultoria especializada na engenharia de aeroportos e responsável pelo aeroporto de Schipol, em Amsterdã, um dos mais modernos do planeta.

O MasterPlan de Viracopos prevê cinco ciclos de investimentos ao longo dos 30 anos de concessão. Neste primeiro ciclo, a Aeroportos Brasil Viracopos investe aproximadamente R$ 3 bilhões na construção do novo terminal de passageiros com capacidade para receber até 25 milhões de passageiros/ano.

O novo terminal, que tem uma moderna estrutura em concreto, aço e vidro, conta com 28 pontes de embarque, sete novas posições remotas de estacionamento de aeronaves, além do edifício-garagem, três pátios de aeronaves e pistas de taxiamento. O edifício-garagem destaca-se por sua harmoniosa integração com o novo terminal de passageiros. Conectado ao terminal por uma ponte coberta, o edifício-garagem contará com restaurantes, loja de aluguel de carros e escritórios dos órgãos públicos federais. Além disso, a estrutura está preparada para uma expansão vertical futura, na qual poderão ser construídos escritórios comerciais e um hotel.

Ciclos de investimento – Após a primeira etapa de investimento, a Aeroportos Brasil Viracopos investirá mais R$ 6,5 bilhões no processo contínuo de expansão e modernização do complexo aeroportuário. Os cinco ciclos de investimento do MasterPlan estão distribuídos da seguinte maneira (capacidade/ano):

1º ciclo: 14 a 25 milhões de passageiros (de 2014 até 2021);

2º ciclo: 25 a 45 milhões de passageiros (previsão de início em 2021);

3º ciclo: 45 a 65 milhões de passageiros (2032);

4º ciclo: 65 a 80 milhões de passageiros (2039);

5º ciclo: acima de 80 milhões de passageiros (2042).

O MasterPlan promete ocupar com eficiência uma área de 26km², denominada de sítio aeroportuário.