EPL confirma estações do trem bala no Vale do Paraíba

Presidente da EPL se encontrou com prefeito de São José e confirmou estações em São José dos Campos e Aparecida. Fora do edital, parada em Aparecida seria ‘decisão política do governo’

Em visita a São José dos Campos nesta quarta-feira (23), o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), responsável pelo projeto de Trem de Alta Velocidade, Bernardo Figueiredo, afirmou que a cidade, juntamente com Aparecida, deve receber estações do Trem de Alta Velocidade (TAV).

Figueiredo conversou com o prefeito de São José dos Campos, Carlinhos Almeida (PT) sobre a estação que deve ser construída no município. No primeiro edital lançado pelo governo, nenhuma empresa se interessou.

Agora, a segunda tentativa de tornar realidade a implantação do projeto ofereceria mais atrativos para a iniciativa privada, já que uma empresa vai cuidar das obras e outra irá operar o sistema. “Quem vai operar a linha vai olhar só o que ele sabe fazer, que é operar a linha e quem vai fazer a construção civil vai enxergar só aquilo que ele sabe fazer, que é construir a infraestrutura”

Local da estação – Agora que está definido que São José dos Campos terá uma parada do Trem de Alta Velocidade, a discussão é sobre o local da estação que ainda não foi escolhido. A previsão é que seja na região da rodovia Carvalho Pinto, perto do aeroporto da cidade. “Isso vai permitir não só uma comodidade maior para as pessoas no deslocamento, mas vai ser um elemento de desenvolvimento econômico para a cidade, porque você vai poder utilizar mais o nosso aeroporto e com isso gerar emprego, renda, com a implantação da estação do trem e com a integração com o aeroporto”, explicou o prefeito Carlinhos Almeida.

Pelo edital lançado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o trem-bala terá oito estações. Duas delas em Campinas, uma em São Paulo, uma no aeroporto de Guarulhos e a última do trecho paulista em São José dos Campos. Mais três pontos de parada devem ser construídos no trecho do estado do Rio de Janeiro.

Aparecida – Mesmo fora do edital, a parada em Aparecida estaria mantida pelo governo. “Nesses estudos não foi considerado o fluxo de passageiros para Aparecida, mas a infraestrutura vai ser feita pela EPL. Nós estamos estudando esse transporte e a estação é uma definição política do governo, vai ter estação em Aparecida e nós entendemos que isso é uma coisa positiva para o projeto”, afirmou o presidente da EPL.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *