Especialista em Comércio Exterior espera que nível de produção da China seja retomado em março

Valdir Santos alerta, todavia, que hoje o tempo de trânsito em Hong Kong aumentou em dois dias, há acúmulo de cargas e ainda podem ocorrer atrasos

Aos poucos a China retoma boa parte das atividades econômicas, e algumas fábricas já encontram-se abertas. “Espera-se que o nível de produção total seja restabelecido a partir do mês de março”, afirmou Valdir Santos, diretor da empresa de Logística Internacional V. Santos.

No entanto, ainda há incerteza quanto à volta e normalização das práticas logísticas. Apesar de o governo estar encorajando as transportadoras, existem muitos motoristas em quarentena e a presença da escassez de transporte na China é uma realidade.

“Já em Hong Kong, os serviços de transporte estão funcionando, mas apresentam um tempo de trânsito maior em 2 dias”, ponderou Valdir Santos.

Alfândega, portos e aeroportos estão funcionando em quase todo o país, e as aeronaves cargueiras estão operando na maior parte da China, absorvendo algumas cargas que originalmente seriam embarcadas via marítima, gerando acúmulo das mesmas.

Desta maneira, os armadores marítimos estão cancelando saídas de navios e mudando rotas, podendo ocasionar atrasos no envio e recebimento de cargas.