Estudo aponta que comércio exterior puxará crescimento global

O comércio exterior será o grande propulsor de crescimento econômico no mundo no decorrer dos próximos seis meses. Essa é uma das conclusões que constam da edição de setembro do Trade Confidence Index, um índice de confiança em comércio exterior criado pelo grupo HSBC e divulgado a cada seis meses. O indicador se baseia na combinação das informações de um levantamento feito pelo banco em 17 países com 5.109 importadores, exportadores e traders de pequeno e médio porte com faturamento anual de até US$ 250 milhões.

O Trade Confidence Index obedece a uma escala de 0 a 200 pontos, com a marca 100 se apresentando como neutra. O índice global de setembro atingiu 116 pontos. O país menos otimista é a França, que atingiu 106 pontos. O mais otimista é a Índia, com 140 pontos. O Brasil aparece com uma pontuação de 122, superior à graduação da China (111 pontos), Cingapura (113) e Malásia (114).

Dos 5.109 empresários abordados na pesquisa, 56% esperam que o volume de comércio exterior vai crescer nos próximos seis meses; 34% acreditam que o volume vai se manter e apenas 11% acreditam que haverá queda.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *