Evento marca início de conversão de um Boeing 737-800 de passageiros para carga, por empresa chinesa

Uma recente migração de voos de passageiros para carga já é uma realidade. A American Airlines, tradicional operadora no Brasil com passageiros, voou recentemente e inaugurou operações com carga de forma inédita, a partir de Guarulhos.

A GAMECO, uma MRO (Manutenção, Reparo e Revisão) chinesa, iniciou com uma grande cerimônia, o trabalho pesado na primeira conversão da aeronave Boeing 737-800 de passageiros para carga.

A empresa de manutenção Guangzhou Aircraft Maintenance Engineering Company Limited (GAMECO), com sede em Guangzhou, na China, comemorou no dia 16, o lançamento do seu programa 737-800 Boeing Converted Freighter (BCF – Cargueiro Boeing Convertido, em português) em sua base, realizando uma cerimônia para a abertura da porta de carga, no primeiro 737-800BCF, a ser produzido pelo programa.

A parceria entre a GAMECO e a Boeing, para a nova linha de produção do 737-800 BCF foi fechada no ano passado, em resposta à crescente demanda no mercado de carga aérea.

Mas o mercado mudou desde então. Com o declínio acentuado nas viagens aéreas de passageiros, as companhias aéreas mudaram alguns de seus negócios para cargas aéreas, em resposta ao aumento a necessidades de cargueiros para levarem itens de combate ao novo coronavírus.

Em meio a essas circunstâncias, o setor de carga aérea abraça desafios e oportunidades fenomenais e desempenha um papel importante nas atividades de socorro a pandemia e na reconstrução das cadeias de suprimentos.

“Estamos empolgados ao celebrar esse importante marco com nossa equipe e empolgados em começar oficialmente a produção do programa 737-800BCF na GAMECO”, disse o gerente geral da GAMECO, Norbert Marx. “Este programa não é apenas uma demonstração das habilidades e conhecimentos da GAMECO, mas também uma grande oportunidade para contribuirmos com os requisitos de desenvolvimento do mercado de carga aérea.”

A versão do 737-800 de carga – O 737-800BCF é construído na plataforma Next-Generation 737, conhecida por sua confiabilidade. O programa de conversão de cargueiros da GAMECO transforma esses aviões de passageiros em cargueiros, prolongando sua vida útil.

De acordo com a mais recente avaliação mercadológica da Boeing, 2.820 cargueiros entrarão na frota global nos próximos 20 anos para atender à demanda do mercado, incluindo 1.220 conversões de “narrow bodies” de passageiro para cargueiro. Espera-se que a China represente grande parte dessa demanda, com a necessidade prevista de 230 novos cargueiros e 500 cargueiros convertidos.