Exportação cresce 37,3% em abril e contribui para a retomada do setor de máquinas e equipamentos

Os Indicadores Conjunturais divulgados pela ABIMAQ referente ao mês de abril de 2021, indicam continuidade da recuperação do setor fabricante de máquinas e equipamentos, iniciada no 2º semestre de 2020. Em abril o setor registrou queda de 3,8% frente ao mês anterior, mas na comparação com abril de 2020 – mês que marcou o início da crise da Covid-19 no setor – houve crescimento de 72,2%, elevando o desempenho acumulado no ano para 37,4%.

As exportações que vinham com fraco desempenho, em fevereiro também iniciou a recuperação e em abril finalmente superou o resultado de 2020. O ritmo acelerado nas vacinações combinado com os fortes estímulos monetários e fiscais nas principais economias vem permitindo melhora na economia global com reflexo positivo nas exportações de máquinas e equipamentos que no ano acumulam crescimento de 7,1%.

As importações, por outro lado, que perderam competitividade com a desvalorização do Real frente ao Dólar, continuam fracas abrindo espaço para o produto local no consumo aparente de máquinas e equipamentos. A participação dos produtos locais saltou de 41,3% em abril de 2020, para 53% em abril de 2021 no consumo nacional de máquinas.