Exportação em alta atrai portos estrangeiros

Movimento pode ser favorável para empresas brasileiras que pretendem ampliar atuação nos Estados Unidos e na Europa. O aumento consistente das exportações do Brasil – de US$ 55 bilhões para US$ 201 bilhões, na última década – e as boas perspectivas econômicas do país chamam a atenção de portos estrangeiros, em especial da Europa e dos Estados Unidos.

Eles planejam atrair empresas brasileiras com facilidades logísticas e incentivos fiscais para a instalação de unidades de distribuição e produção, da mesma forma que portos como Suape, no Brasil, oferecem incentivos para receber investimentos.A meta é garantir maior fluxo de navios e cargas em seus cais para ampliar a geração de receita.

A lógica por trás do movimento é simples. Segundo Marcos Vendramini, consultor da área portuária, o que determina o movimento de um porto é o perfil de sua interlândia (zona de influência econômica) e a facilidade de acesso para cargas. Assim, quanto mais empresas localizadas nas proximidades de um porto, maior tende a ser sua capacidade de atrair armadores.

Fonte: Brasil Econômico

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *