EXPORTAÇÕES 50% MAIS RÁPIDAS

DU-E entra em vigor oficialmente nesta segunda-feira(2) já com 50% de ganhos em agilidade, afirma SINDASP

Treinamentos do SINDASP credenciaram Despachantes Aduaneiros para as novas operações

A entrada efetiva da Declaração Única de Exportação (DUE), definida pelo governo para esta próxima segunda-feira, dia 02/07/18, já chega ao mercado com grandes avanços para quem já está operando com a nova ferramenta.

Embora ainda com muitas dúvidas pelos usuários – a Receita Federal realizará uma palestra em São Paulo um dia após a entrada em vigor da nova modalidade – o SINDASP (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo) vem observando melhoria significativa nas exportações para quem já está utilizando a nova modalidade no Portal Único. “Através de nossos associados e em contato com a FIESP, chegamos a esse número expressivo em grande avanço no burocrático comércio exterior brasileiro”, assegura Élson Isayama, Vice-Presidente do SINDASP.

Participativos, desde quando iniciou a formatação do processo até a sua implementação, um dos intervenientes que trabalham diretamente com as DU-E’s estão preparados para as novas operações. São os Despachantes Aduaneiros, representantes legais dos exportadores nas operações de desembaraço aduaneiro. Foram cerca de 25 treinamentos (15 em São Paulo e mais de 10 em todo o Brasil) realizados pelo SINDASP para esta categoria de profissionais.

Ministrado pela diretora do SINDASP, Regina Terezin, os encontros trouxeram a prática para os participantes. Terezin ressaltou a necessidade de que os Despachantes Aduaneiros sempre verifiquem os procedimentos para a utilização da DUE nos Recintos, com o transportador nacional e internacional, para não ser pego de surpresa no meio do processo. Deve ter atenção ao processo que é novo e tem alguns pontos diversos do anterior, mas é certamente mais ágil e mais preciso.

 

Início oficial – O cronograma prevê o desligamento gradual das operações nos antigos sistemas, garantindo, com isso, menor impacto na absorção das exportações pela nova DU-E. A próxima segunda-feira(2), porém, ocorrerá o desligamento do NOVOEX, data a partir da qual novas operações de exportação só poderão ser iniciadas via DU-E. Em setembro, finalmente, será desligada a DE-WEB para registros de novas declarações, ficando os sistemas logados em operação apenas para retificações e para consultas.

Sobre o SINDASP – Com quase 70 anos de existência o SINDASP – Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo – representa a categoria responsável por 97% dos processos do Comércio Exterior  Brasileiro.