Exportações de carne bovina podem bater recorde em 2020, diz Cepea

Países asiáticos vêm demandando mais conforme superam o período de quarentena. Cenário também é positivo para as demais proteínas brasileiras

Exportações de carne bovina vivem o melhor ano da história e podem bater recordes. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os embarques em abril totalizaram 117 mil toneladas, alta de 6,5% em relação ao ano passado. Um dos motivos é o aumento da demanda dos países asiáticos, como a China, que quase dobrou as compras nos primeiros quatro meses do ano.

A China já vinha comprando bastante carne bovina brasileira desde o final do ano passado e, nesse momento de pós-quarentena, os embarques vem se recuperando, afirma o pesquisador do centro, Thiago Bernardino.

O pesquisador explica que a visibilidade da nossa carne se dá em combinação de oferta mais restrita no mundo inteiro, promoção do produto pelo Ministério da Agricultura com comitivas por todo o mundo e a relação comercial construída com a China ao longo do ano passado.

O problema chinês com a peste suína africana pode abrir espaço para exportar ainda mais, e não só para a carne bovina como para as proteínas suína e de frango, afirma Bernardino.