Fábrica da GE em Campinas passa a produzir turbinas eólicas 100% nacionais

O parque industrial voltado para a fabricação de equipamentos para geração de energia eólica vem ganhando destaque nos últimos meses com anúncios de grandes investimentos. Este setor agora ganha ainda mais relevância. É que a GE, com fábrica em Campinas, acaba de se tornar a única fornecedora do país de Geradores de Indução Duplamente Alimentados, que integram turbinas de 3 MW de potência, com índice de 100% de nacionalização. A planta na cidade de Campinas também produz componentes eólicos e motores e geradores elétricos.

O gerador é utilizado na machine head da turbina eólica, elemento responsável pela conversão da energia cinética (vento) em energia elétrica. O projeto de nacionalização demandou a união de cem fornecedores locais e estrangeiros, em um trabalho de cerca de um ano entre primeiros contatos e negociações com empresas interessadas no setor eólico.

O próximo passo da GE, de acordo com seus executivos, é a nacionalização de inverso­res para energia eólica e para energia solar, aproveitando a expansão das fontes reno­váveis na matriz elétrica brasileira.

Fonte: Comunicação Estratégica