Fabricado na Toyota em Sorocaba, exportação do Etios cresce

A Toyota divulgou na quarta-feira(11) o desempenho de 2016, em que melhorou sua colocação no ranking nacional de vendas e aumentou sua participação de mercado. Com 180.406 unidades comercializadas no ano passado e 8,8% de market share, a montadora fechou 2016 na 5ª posição do mercado no País e registrou crescimento de 2,6% nas vendas em comparação a 2015.

O crescimento da marca em 2016 ocorre ao mesmo tempo em que a produção de veículos em geral no País caiu 11% em relação a 2015, conforme a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). As vendas de veículos novos, na mesma comparação, recuaram 20%, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

A empresa — que tem fábrica em Sorocaba, onde produz o Etios — também divulgou resultados recordes em produção e exportação. A produção em 2016 foi de 175.901 unidades, aumento de 1,1% em relação ao ano anterior. O compacto Etios teve 93.598 unidades produzidas enquanto o sedã médio Corolla registrou 82.303 veículos produzidos no período.

No ano passado, a Toyota do Brasil exportou 43.561 unidades para outros países da América Latina, com desempenho 16% superior a 2015, que teve 37.496 unidades exportadas. O destaque foi o Etios, nas carrocerias sedã e hatchback, segundo a montadora. Os números comprovam a boa aceitação do modelo na Argentina, Paraguai, Uruguai e Peru, informa a montadora. Em 2016 houve aumento de 17,5% no total exportado, com 26.424 unidades do Etios enviadas aos países vizinhos, ante 22.480 em 2015.

O volume de vendas do Etios no mercado nacional no ano passado foi de 67.768 unidades, de acordo com a montadora. “O Etios manteve um bom desempenho e atingiu números recordes de produção desde que começou a ser fabricado e vendido no País, em 2012. (…) A evolução positiva da família Etios pode ser observada pelo aumento de market share deste produto. O modelo foi responsável por 5,8% de todas as vendas no segmento de hatches compactos (aumento de 1,6 pontos percentuais em relação a 2015). Já as vendas do Etios Sedã representaram 10,3% do total vendido na categoria de sedãs compactos (aumento de 1,1 pontos percentuais se comparado ao ano anterior)”, informa a Toyota.

O Corolla manteve liderança no segmento de sedãs médios. “O modelo foi responsável por 48% das vendas totais na categoria. Foram 64.737 unidades comercializadas”, de acordo com a montadora. A Hilux tornou-se líder do segmento das picapes médias, com 33.969 unidades vendidas, cerca de 3,2% a mais que o total vendido em 2015.

Para o presidente da Toyota para América Latina, Steve St. Angelo, o bom desempenho da Toyota no Brasil ocorre apesar da queda significativa de todo o mercado nacional. “Continuamos comprometidos com o crescimento sustentável da operação da Toyota no Brasil, como demonstrado pelo anúncio recente de investimentos para a expansão da nossa nova fábrica de motores em Porto Feliz e a atualização contínua de nossa linha de produtos.”

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul