FedEx vai comprar TNT Express por US$ 4,8 bilhões

Objetivo é expandir entregas da empresa na Europa. FedEx e a TNT disseram não esperar oposição significativa de reguladores.

A FedEx pretende comprar a empresa de entrega de pacotes holandesa TNT Express pelo valor acertado de 4,4 bilhões de euros (US$ 4,8 bilhões), buscando ser bem-sucedida numa iniciativa na qual a United Parcel Service falhou há dois anos, quando sua proposta foi bloqueada por órgãos reguladores da competição.

A FedEx e a TNT disseram nesta terça-feira  (7) que não esperam oposição significativa de reguladores. Diferentemente da FedEx, a UPS já tinha uma rede forte na Europa quando fez sua proposta pela TNT.

A FedEx oferecerá 8 euros em dinheiro por ação ordinária da TNT, em um acordo que daria à companhia norte-americana acesso à rede rodoviária europeia de entregas da TNT e acesso à plataforma global de distribuição da FedEx a clientes da TNT.

A oferta está 33 acima do último preço de fechamento da ação da TNT, embora abaixo da oferta da UPS em 2013 de 9,5 euros por ação. Os papéis da TNT subiam mais de 30% nesta terça-feira, em direção ao preço de oferta da FedEx.

“A FedEx propôs um preço atraente”, disse analista da ABN Amro Maarten Bakker, que tem recomendação de “manutenção” para as ações da TNT.

“Como a FedEx sempre sempre foi a predadora mais provável da TNT Express, vemos chances pequenas de aparecer uma oferta concorrente”, acrescentou.

O acordo foi recomendado com unanimidade pelo conselho supervisor da TNT. O maior acionista da TNT, PostNL, disse que apoiará a oferta com sua fatia de 14,7% na empresa.

Fonte: O Globo