Fiscais agropecuários também entram em greve

MAPA FINALApós a Receita Federal, agora é o MAPA que está em greve. Os fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) entraram em greve nesta quinta-feira, dia 17 de setembro. A decisão foi apoiada por 68,3% dos dirigentes com direito a voto na assembleia nacional do Anffa, sindicato nacional da categoria, e veio em resposta ao anúncio feito pelo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, de manter a proposta do governo de reajuste de 21,3% em quatro anos para todas as categorias de servidores federais.

O sindicato também informou que 91,9% dos fiscais rejeitaram, em votação nesta tarde, a proposta salarial do governo. A Anffa reivindicava aumento salarial de 27% – acima da proposta do governo de 21,3% -, além de outras demandas antigas dos fiscais como concurso público para a contratação de mais profissionais, mudança da nomenclatura para auditor fiscal, regulamentação de um adicional de fronteiras e a ocupação dos cargos de gestão do Ministério por critérios de meritocracia.

No total, são 2,7 mil fiscais que atualmente estão na ativa em todo o Brasil desempenhando funções de fiscalização em portos, aeroportos, fronteiras e empresas do setor agropecuário como frigoríficos e laticínios, por exemplo.

Viracopos – Em Viracopos, a ABV divulgou nota em que foi comunicada que as cargas que vêm com madeira não serão inspecionadas e, consequentemente, permanecerão dentro do aeroporto até a liberação do órgão. A única exceção são as cargas perecíveis e medicamentos.

 

FONTE: VALOR ECONÔMICO e ABV