Frete aéreo global atinge melhor primeiro semestre em 5 anos

panalpina-aviao-cargueiroA Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) anunciou que o mercado global de frete aéreo sofreu um aumento na procura de cerca de 10,4%, em comparação aos primeiros seis meses de 2016. Este crescimento representa ainda o triplo do crescimento médio do setor (3,9%), verificado nos últimos cinco anos.

Alexandre de Juliac, CEO da IATA, afirma que “a carga aérea está sustentada numa economia global mais forte”, e que “a procura cresce a um ritmo mais rápido do que em qualquer momento desde a crise financeira global. A indústria está aproveitando esse impulso para acelerar a modernização do processo tão necessário e melhorar o valor que proporciona aos seus clientes”.

Na sua “newsletter” diária, a IATA explica ainda que capacidade de frete aéreo (medida em “freight tonne kilometers”) aumentou 3,6%, face ao período homólogo. E que nos primeiros seis meses do ano, os sinais da procura consolidam a ideia de crescimento, verificado nos meses anteriores, fato que potencializa os rendimentos das companhias aéreas do setor.

“O crescimento sustentado da procura de frete aéreo é consistente com uma melhoria no comércio global, com novas ordens de exportação globais permanecendo perto de um máximo de seis anos. No entanto, existem alguns sinais de que o período de crescimento cíclico pode ter atingido o pico”, refere a associação. Contudo, “independentemente desses desenvolvimentos, as perspectivas para o frete aéreo são otimistas, com a expectativa de crescimento da demanda a uma taxa robusta de 8% durante o terceiro trimestre do ano”, sublinha.