Fundo Advent adquire 50% do TCP

A Advent International, empresa global de private equity, anunciou a aquisição de 50% do capital social do TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá S/A, terceiro maior terminal portuário de contêineres do Brasil. O valor da transação não foi divulgado. O investimento da Advent no TCP permitirá à empresa aumentar sua capacidade em cerca de 70%, por meio da construção de um terceiro píer de atracação e da compra de novos equipamentos.

Fundado em 1998, o TCP detém a concessão para a operação do terminal de contêineres localizado no Porto de Paranaguá, o 2º maior porto do país, atrás apenas do Porto de Santos. Com movimentação atual de aproximadamente 675.000 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano e área total superior a 320 mil metros quadrados, o TCP ocupa posição de destaque no cenário internacional de logística, sendo o porto de escala da maioria dos navios de contêineres que operam linhas internacionais e de cabotagem na costa brasileira.

“Depois de analisarmos diversas opções, concluímos que a associação com a Advent International é sem dúvida aquela que nos permitirá acelerar o processo de crescimento e geração de valor no TCP, que se traduzirá em melhores serviços para nossos clientes”, destaca David Simon, diretor geral do Terminal de Contêineres de Paranaguá.

O mercado de contêineres no Brasil cresceu a uma taxa média superior a 10% ao ano nos últimos 12 anos e deve continuar crescendo nos próximos anos, em virtude do aumento das importações e exportações do país. Nos primeiros nove meses de 2010, o País movimentou 4,1 milhões de TEUs, crescimento de 14,2% em relação ao mesmo período de 2009. Já no terceiro trimestre de 2010, o Brasil movimentou o recorde histórico de 1,5 milhões de TEUs.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *