Gargalo eterno, congestionamento atinge Porto de Santos mais uma vez

santos gargaloCodesp discutirá como evitar congestionamento, que chegou até Cubatão, ontem (17)

Como disse uma vez um ex-Presidente da CODESP durante um evento há mais de 15 anos atrás, os problemas no Porto de Santos são 03: acesso, acesso e acesso. Em tom irônico à época, essa é, ainda, a verdade do local. Nesta quinta-feira(17), o congestionamento chegou à altura do bairro Jardim Casqueiro, em Cubatão.

As Autoridades da região devem se reunir nos próximos dias para tratar dos congestionamentos que vem ocorrendo na entrada do complexo portuário santista nesta semana.

Com fluxo intenso, os caminhões que tentam acessar os terminais no bairro da Alemoa, acabam parando a Rodovia Anchieta.

A paralisação também atingiu a área do Porto Organizado. O impacto no tráfego de saída do cais santista chegou até a frente do prédio da Operações da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), em frente à Rua General Câmara, no Centro de Santos. No início da tarde, a situação já estava resolvida.

“Os caminhoneiros ficam parados por muito tempo. O pessoal que faz o vira chega a perder trabalho”, afirma o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros (Sindicam), Alexsandro Viviani.

A Prefeitura de Santos afirma que o problema se deve aos terminais portuários estarem chamando mais caminhões do que a capacidade que têm para receber. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) autuou as empresas e aplicou sanções.

Já a Codesp convocará reunião com representantes dos terminais, da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), Polícia Rodoviária, Ecovias e Prefeitura para encontrar soluções.