Gestora de aeroporto na Alemanha dará consultoria a Viracopos até 2014

Contrato de colaboração foi assinado. Flughafen München GmbH terá escritório operacional em Campinas.

A concessionária de Viracopos assinou contrato nesta segunda-feira (28) com a administradora do aeroporto de Munique, na Alemanha, e receberá consultoria para gerir as atividades do terminal. A Flughafen München GmbH (FMG) terá um escritório em Campinas (SP) e fará o trabalho com pelo menos 20 funcionários.

Segundo a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, o acordo com a FMG vale até o fim de 2014, ano de inauguração do novo terminal em Campinas. O contrato, no valor de 7 milhões de euros, prevê colaboração em programas operacionais, de gestão, de segurança e nos serviços prestados aos passageiros.

A empresa operadora do aeroporto alemão é parceira da concessionária desde outubro de 2011 e entre os trabalhos prestados está o suporte na elaboração do plano de transferência de Viracopos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para a iniciativa privada. Contudo, o antigo contrato não previa a consultoria operacional.

Consultoria – A FMG também participou, segundo a concessionária, do desenvolvimento de projeções de tráfego aéreo e a revisão, sob o aspecto operacional, do Plano Diretor de Viracopos e do projeto do novo terminal de passageiros. O aeroporto de Munique recebeu 30 milhões de pessoas em 2012.

De acordo com a concessionária, entre as ações previstas na consultoria, estão o suporte no Programa de Prontidão Operacional, desenvolvimento do tráfego aéreo, ações comerciais com companhias aéreas, suporte ao plano de negócios e treinamento de equipes operacionais e treinamentos de gestão e de liderança.

Iniciativa privada em Viracopos – A concessionária iniciou em agosto as obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos, com previsão de inauguração em maio de 2014. Com investimento de R$ 2,06 bilhões, o novo prédio terá 28 pontes de embarque, sete posições de estacionamento de aeronaves e capacidade para atender 14 milhões de passageiros por ano.

A iniciativa privada assumiu a administração de Viracopos em 14 de novembro, após o leilão de concessão realizado pelo governo federal em fevereiro. Desde a ocasião, empresas conduzem todas as atividades funcionais do aeroporto.

Fonte: G1 Campinas e Região

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *