GM confirma investimentos de R$ 5 bi na produção da nova S10 em São José dos Campos

A GM confirmou a produção de mais uma nova geração de picape no Brasil – já é a segunda em um mês. Primeiro foi o anúncio da futura picape feita sobre a plataforma de Onix e Tracker no complexo de São Caetano do Sul (SP), conforme divulgado pela empresa em maio. Agora é a vez da confirmação de um novo investimento em São José dos Campos (SP) para a fabricação da nova S10.

A informação foi repassada pela GM para o Sindicato dos Metalúrgicos de São José do Campos e Região na última sexta-feira, 11, cumprindo assim um acordo que havia sido assinado entre a montadora e os trabalhadores em 2019.

O comunicado divulgado pelo sindicato explica que a previsão da marca é que os investimentos sejam concluídos em 2023. “Segundo a empresa, há perspectivas de aumento de produção e novas contratações nesse período. Este ano, já foram admitidos 400 trabalhadores, podendo chegar a 600”, esclarece o informe.

Pelo documento assinado em 2019, a GM se comprometia a investir no mínimo R$ 5 bilhões na unidade de São José dos Campos e mantê-la em funcionamento – hoje essa linha de montagem, que conta com 3,8 mil trabalhadores, produz a picape S10 e o SUV derivado dela, a Trailblazer. O acordo foi fechado depois que a empresa havia ameaçado deixar o Brasil se não voltasse a ter lucro na região.

A nova geração da S10 ainda não tem data confirmada para sua estreia, mas fontes do mercado dizem que ela deve ser lançada apenas em 2023. Ele deverá manter a mesma plataforma usada hoje, mas crescerá em dimensões, para se afastar da picape baseada no Onix, já que esta terá a missão de enfrentar diretamente a Fiat Toro. Com isso, a S10 ganhará também mais tecnologia e conectividade para concorrer com a nova Ford Ranger, modelo fabricado na Argentina e que sofrerá mudanças na mesma época que a S10.

Fonte e informações: https://www.automotivebusiness.com.br