“Golpe na logística”: Abralog se posiciona sobre aumento dos impostos sobre combustíveis:

Após decreto publicado na semana passada pelo governo e que elevou a alíquota de PIS/Cofins que incide sobre a gasolina, o diesel e o etanol, o Portal ABRALOG divulgou nota sobre o posicionamento da entidade, que, segundo seu presidente, Pedro Francisco Moreira, o aumento é um “Golpe na Logística”. Segue a nota na íntegra:

O aumento dos impostos sobre os combustíveis foi um duro golpe na logística brasileira, setor que trava intensa batalha para fazer o Brasil ir e vir todos os dias, a despeito de nossa infraestrutura precária. Para a Associação Brasileira de Logística (Abralog), a decisão do governo representa um empurrão pelas costas, num momento em que o País animava-se com sinais de retomada da atividade econômica.

Aumentar imposto é um pouco mais de lenha na fogueira da crise, e, de resto, mais sufoco para a sociedade. A solução para o grave momento que vivemos é gastar menos, aumentar a produtividade e evitar o desperdício. Com esse aumento, não há como evitar o impacto em quase toda a cadeia produtiva.

O aumento é um desalento para o setor de transporte, que se vê de uma hora para outra diante de novos atoleiros. Para um segmento que apostava na logística e na construção da infraestrutura como forma de a Nação retomar o crescimento econômico, o aumento do imposto sobre os combustíveis é o mesmo que perder uma roda com o veículo em movimento, é jogar contra o patrimônio, é um tiro no próprio pé.

Pedro Francisco Moreira
Presidente da Abralog

Fonte: Portal da ABRALOG