Greve deve parar portos no dia 19 de março, garante líder sindical

Outra greve deverá parar portos do Brasil por 24 horas no próximo dia 19 de março, afirmou na tarde desta quarta-feira(06/03) o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força. A medida é uma resposta à insatisfação dos trabalhadores do setor portuário em relação as negociações com o governo.

“Todas as vezes que se reúne conosco o governo pergunta: ‘Qual é a proposta de vocês?’. Aí a gente repete e eles voltam numa outra negociação e perguntam: ‘Qual é a proposta de vocês?’. Parece que estão surdos. Talvez a greve ajude”, explicou Paulinho.

O ponto mais delicado na medida provisória que reestrutura o setor portuário, na avaliação dos trabalhadores, é o que retira a obrigatoriedade dos portos privados em contratar funcionários por meio do órgão de gestão de mão de obra (Ogmo) – um tipo de associação unificada que fornece trabalhadores aos terminais pagando por serviço -, os chamados avulsos. Na avaliação dos trabalhadores, os funcionários contratados por meio do Ogmo estariam condicionados a trabalhar nos portos públicos, que segundo eles, seriam menos competitivos e estariam fadados à falência nas novas condições apresentadas.

“Eu acho que a Dilma está sendo enganada. Não é possível que ela não entenda que criou um novo sistema. (…) Se ela cria um novo sistema sem custo, vai quebrar o atual sistema e tirar todos os direitos dos trabalhadores. Ou seja, alguém que está dizendo isso pra ela, ou está enganando ela, ou está tentando nos enganar”, afirmou o presidente da Força Sindical, garantindo que vai “tentar clarear a cabeça do governo a partir do dia 19”. Em mais de uma oportunidade, a presidente Dilma Rousseff garantiu publicamente que a medida provisória dos portos não retirou “nenhuma vírgula” dos diretos dos trabalhadores.

Fonte: Agência Brasil

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *