Greve do Porto pode extrapolar fronteiras

Portuários ameaçam barrar exportações brasileiras

Entidades sindicais que representam os trabalhadores portuários no Brasil ameaçam acionar as maiores organizações de trabalhadores de portos no mundo, caso o governo brasileiro continue irredutível em aceitar as propostas dos trabalhadores na Medida Provisória 595. A MP estabelece novas regras para o setor portuário, e começou a tramitar no Congresso esta semana. Se as conversas com o governo não avançarem, os trabalhadores do setor podem fazer um acordo com as entidades internacionais, a International Transport Workers’ Federation (ITF) e o International Dockworkers Council (IDC), para que os portos internacionais não desembarquem cargas vindas de portos brasileiros.

A estratégia foi anunciada em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (21), em Brasília, pelas federações nacionais dos Portuários (FNP), dos Estivadores (FNE) e dos Trabalhadores Avulsos em Atividades Portuárias (Fenccovib). Segundo eles, ao incentivar a ampliação e criação de terminais portuários privados, a nova legislação elimina direitos trabalhistas da categoria e permite que empresas privadas dispensem trabalhadores que já atuam nos portos.

“Podemos contatar nossos companheiros internacionais para chamar a atenção do governo Dilma Rousseff”, disse o presidente da FNE, Wilton Barreto. “Nós, trabalhadores, não podemos pagar por esse novo modelo de portos que diminui a participação dos trabalhadores”, disse o presidente da FNP, Eduardo Guterra.

Fonte: Terra

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *