GRU Aiport garante melhorias no atendimento para liberação de carga

Demora no atendimento para liberação de carga pauta reunião entre SINDASP e despachantes aduaneiros em Guarulhos

A demora no atendimento para a liberação de cargas no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos foi tema de debate durante a reunião realizada entre a diretoria do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo – SINDASP e associados, na tarde do dia 24 de março de 2014, no auditório da Alfândega da Receita Federal do Brasil em Guarulhos.

O sistema foi implantado pela GRU Airport, empresa que administra o Aeroporto para a liberação de cargas normais e perecíveis. Durante o procedimento, o despachante aduaneiro recebe uma senha, e após conferência dos documentos, a carga já sai puxava e liberada para a transportadora. “O programa facilitou o trabalho do despachante porque agilizou o processo de liberação da mercadoria, mas em contra partida, a demora no atendimento é que tem gerado muitas reclamações, pois o profissional chega a esperar mais de duas horas para ser atendido”, explica a representante do SINDASP em Guarulhos, Patricia Andrioli.

O presidente da Entidade, Marcos Farneze, esteve reunido com diretores da GRU Airport para tentar solucionar o impasse. “Foram apresentadas algumas sugestões de melhorias, dentre elas a contratação de funcionários para desafogar o atendimento. Estamos aguardando o posicionamento da concessionária e esperamos que a questão seja solucionada o mais rápido possível e de forma que atenda as necessidades dos despachantes aduaneiros”, disse.

Anvisa e Honorários ods Despachantes – O Sindasp também se pronunciou sobre dois temas do momento: o fechamento da Anvisa em Congonhas e a defesa dos honorários do despachnates.

Farneze também se pronunciou a respeito do fechamento do posto da Anvisa no Aeroporto de Congonhas. A Entidade se posicionou contra o ato participando da manifestação realizada na última semana. “Com o fechamento do posto em São Paulo, os processos serão transferidos para Guarulhos, o que aumentará consideravelmente a demanda de trabalho no posto, inclusive causando novos problemas de liberação das Declarações de Importação – DI junto ao órgão”.

Complementando a reunião, a representante do SINDASP em Guarulhos fez uma apresentação das atividades realizadas pela Entidade no Aeroporto, com o propósito de auxiliar e fornecer melhores condições de trabalho para o despachante aduaneiro.

O mesmo foi feito pelo presidente do SINDASP, que fez uma apresentação das ações já realizadas desde o inicio de sua gestão. Farneze aproveitou para explicar sobre a criação do departamento exclusivo para combater a resistência ao recolhimento dos honorários dos despachantes aduaneiros.

A remuneração do despachante aduaneiro é denominada, por Lei, “honorários”, os quais são   pagos, “POR INTERMÉDIO” de suas entidades de classe (sindicatos) e não A ESTES”, apenas para que tais entidades retenham e recolham o Imposto de Renda devido na Fonte.

De acordo com o presidente do SINDASP, o objetivo do departamento é fazer um intenso trabalho de conscientização junto aos importadores e exportadores, comissárias de despacho e até com os próprios despachantes aduaneiros sobre a importância do correto recolhimento do SDA, combatendo a concorrência desleal. “Com a criação do departamento, formado por advogados, diretores e funcionários do SINDASP nós vamos, primeiramente, identificar aqueles associados que estão atuando em desacordo com o Estatuto Social da Entidade. Para isso, vamos prestar maiores esclarecimentos sobre todos os pontos que envolvem as atividades da Categoria. Posteriormente iremos notificar a Receita Federal do Brasil sobre as irregularidades que vem ocorrendo pela falta da cobrança dos honorários dos despachantes aduaneiros”, explica Farneze.

A próxima reunião entre diretoria do SINDASP e os despachantes aduaneiros acontecerá na primeira quinzena de junho.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *