Grupo japonês entra na disputa pela concessão do TAV

Executivos japoneses confirmaram nesta segunda (07/02) ao prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) que irão disputar o leilão, marcado para abril, para a implantação e operação do trem de alta velocidade (TAV) entre Campinas e Rio de Janeiro. Até agora, apenas a Coreia do Sul havia confirmado participação no leilão de concessão. O Japão opera o Shinkansen desde 1964 e vai inaugurar em março a terceira geração de alta velocidade, o E5, que fará a viagem inaugural entre Tóquio e Sendai, percorrendo os 400 quilômetros entre as cidades a uma velocidade de 320km/h.

Segundo o prefeito, os japoneses querem mais participação do governo brasileiro no TAV e, por isso, consideram importante a informação de que os Correios, além de um usuário fixo do sistema, será também um sócio, embora com participação minoritária.

O consórcio está montado com quatro grandes empresas, que negociavam com empreiteiras brasileiros parcerias para o empreendimento. A Mitsubishi ficará com a gestão do TAV caso os japoneses vençam a licitação, a Toshiba com a alimentação elétrica do sistema, a Hitachi construiria o material rodante e a Mitsui faria o papel comercial e financeiro.

Fonte: RAC.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *