Histeria com Coronavírus tira Hamburg Süd / Aliança e outros 7 players da Feira Intermodal

A histeria com o Coranavírus, que tomou conta do Brasil nas últimas semanas, atingiu em cheio o conglomerado Hamburg Süd/Aliança. Com apenas 4 casos confirmados no Brasil, o Covid19 leva ao óbito comprovadamente “apenas” 2% das pessoas que contraem o vírus e que, ainda, possuam alguma doença em curso ou debilitadas. Não há casos de morte em crianças com menos de 10 anos em todo o mundo.

O surto contagiou a Imprensa brasileira e algumas atitudes se aproximam do histerismo. A mais recente, foi anunciada pelas gigantes do setor marítimo, em Nota Oficial, em suas mídias sociais: as empresas não participarão da Feira Intermodal, marcada para 17 a 19 de março, em São Paulo. “Entendemos que as questões de saúde e segurança são prioritárias no cenário atual e uma situação que esse contato passa a ser um risco, cumpre-nos o dever da prudência no zelo ao bem estar de todos”, diz a Nota da Hamburg Süd/Aliança.

Se juntam a elas na mesma decisão: o Grupo Craft, a Allink Neutral Provider, a South Cargo Latam, o Grupo MSL, a A.P Moller, Maersk, a DB Schenker e a Blue Logistics.

As empresas, bem como alguns órgãos de Imprensa, não consideraram que o Ministério da Saúde registrou 2.629 casos de gripe ao longo do ano de 2017, com 487 mortes. Isso representa uma taxa de mortalidade dos infectados que foram até o posto de saúde e depois morreram de 18,5% com GRIPE NORMAL`. Doenças relacionadas à gripe provocam até 650 mil mortes por ano no mundo, portanto, antes mesmo do Covid19.

Organizadores confirmam evento e anunciam cuidados – A Markets Brasil, responsável pela realização da Intermodal South America, divulgou: “reafirmamos por meio desta nota que o evento está mantido e irá acontecer no período de 17 a 19 de março, conforme previamente estabelecido.

Estamos monitorando constantemente a situação em relação ao novo Coronavírus, o Covid-19, para que o evento ocorra em segurança, adotando as recomendações do Ministério da Saúde, inclusive no que tange ao esclarecimento de clientes e parceiros sobre os diversos boatos que circulam na internet sobre este vírus, que podem causar pânico na população, além de atrapalhar os trabalhos de investigação das autoridades competentes”.

Higienização – Uma das medidas já tomadas pela Informa Markets Brasil, e em consonância com as orientações dos órgãos de saúde pública, foi a aquisição de lotes de álcool gel 70%, que estarão à disposição de todos os participantes da Intermodal South America, nas entradas do pavilhão, nos sanitários, restaurantes e nos balcões de atendimento durante todos os dias do evento.

Higienização II – A Informa Markets Brazil incrementará as equipes de limpeza do pavilhão, para manter as superfícies de contatos constantemente higienizadas.

Sem chineses – Até o momento, nenhum tipo de restrição de acesso foi estabelecido em virtude de país de origem, mas a equipe da Informa Markets Brasil também está monitorando o perfil de visitantes credenciados para a feira e destaca que a visitação estrangeira resulta em menos de 5% do total de visitantes. Informamos também que expositores procedentes da China, país mais afetado pelo vírus, decidiram postergar a sua participação para 2021.