Iata aposta no transporte aéreo de carga para combater o Covid-19

A modalidade tem sido responsável por prover medicamentos e equipamentos médicos para as zonas afetadas pela pandemia, além de alimentos e outros produtos

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês) e seus membros acreditam na força do transporte aéreo de carga no combate ao novo coronavírus (Covid-19). Em nota, a entidade indicou que continuará apoiando governos no fornecimento de produtos necessários durante a pandemia.

A lista de insumos transportados por empresas representadas inclui medicamentos, equipamentos médicos, suprimentos, alimentos e produtos comprados online devido às medidas de quarentena e de distanciamento social implementadas nos países afetados.

“Mais de 185 mil voos de passageiros foram cancelados desde o final de janeiro devido às restrições de viagens impostas por vários governos. Com isso, uma capacidade de carga fundamental desapareceu justamente agora quando é mais urgente na luta contra a Covid-19.

A frota mundial de aeronaves de carga foi mobilizada para compensar esse déficit de capacidade. Os governos devem tomar medidas urgentes para garantir que as linhas vitais de suprimento permaneçam abertas, eficientes e eficazes”, afirma Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da IATA.

Na visão da Iata, os governos devem tomar as seguintes medidas:

  • Excluir as operações de carga aérea das restrições de viagem relacionadas à COVID-19 para garantir que os produtos médicos que salvam vidas possam ser transportados sem interrupção.
  • Garantir a implementação de medidas padronizadas para que a carga aérea possa se movimentar pelo mundo com interrupções mínimas.
  • Isentar dos requisitos de quarentena de 14 dias o pessoal da tripulação de voos de carga aérea, pois eles não interagem com o público.
  • Apoiar os direitos de tráfego temporário para operações de carga onde podem ser aplicadas restrições.
  • Eliminar obstáculos econômicos, como cobranças de sobrevoo, taxas de estacionamento e restrições de slot para apoiar as operações do transporte aéreo de carga durante esse período sem precedentes.