IATA: carga aérea no Brasil volta ao patamar de 2014, antes da crise

carga viracoposO transporte aéreo mundial de cargas cresceu 9,2% em setembro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2016, segundo a Iata (International Air Transport Association), entidade que representa as 275 maiores companhias de aviação do mundo.

O desempenho em setembro superou a média mensal histórica de expansão apurada pelo setor ao longo dos últimos cinco anos, que é de 4,4%. A capacidade oferecida pelo setor também aumentou em setembro na comparação anual, mas a um ritmo menor, de 3,9%. A taxa de ocupação para o frete aéreo melhorou em 2,2%, para 45,5%. Entre os principais mercados da aviação no mundo, a região que apresentou o melhor desempenho foi a da Europa, que teve em setembro aumento de 10,3% no frete de cargas.

Na América Latina, o frete aéreo também cresceu, com variação de 7,6%. Segundo a Iata, o incremento do transporte de cargas nos mercados latino-americanos reflete a melhora da atividade econômica na região, em especial no Brasil, que em termos de volume está retornando aos patamares de 2014, anteriores à crise.