Importação atinge um em cada cinco produtos

Importados responderam por quase 20% do consumo no ano passado

Um em cada cinco produtos industriais vendidos no Brasil em 2011 foi fabricado em outro país, segundo levantamento da Confedereção Nacional da Indústria(CNN). Os importados responderam por 19,8% do consumo no anao passado, percentual recorde, acima dos 17,8% registrado em 2010.

A própria indústria nacional contribuiu para o aumento no consumo de importados: 21,7% dos insumos utilizados pelo setor vieram de outros países, participação também recorde no levantamento realizado com dados retroativos a 1996, em parceira com a fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior(Funcex).

O levantamento também calcula a parcela da produção nacional vendida para o exterior. Coincidentemente, é o mesmo percentual de consumo de importados. Ou seja, o Brasil exportou quase 20% da sua produção industrial e importou quase 20% do que consumiu em 2011.

Para a CNI, esse “empate” não é positivo para o País. em primeiro lugar, porque as vendas para o exterior superavam com folga o consumo de importados até 2007, o que mudou a partir da crise de 2008. Além disso, enquanto a importação bate recorde, a exportação ainda está abaixo do pico de 22,9% alcançado em 2004. Por isso, a previsão é que as vendas voltem a ficar abaixo das compras exernas neste ano, o que não acontece desde 2001.

 

FONTE: Agência Estado

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *