Indústrias da região de Campinas criam 500 postos de trabalho em julho, informa Ciesp

empregoApesar do número positivo, instituição diz que é necessário ter cautela. No período de janeiro a julho foram registrados 2,1 mil desligamentos.

As indústrias da região de Campinas (SP) fecharam o mês de julho com um saldo positivo de contratações. Segundo balanço divulgado pelo Centro das Indústrias do Estado São Paulo (Ciesp) foram criados 500 postos de trabalho no período.

Apesar do número positivo, a instituição afirma que é necessário ter cautela, uma vez que, desde 2003, historicamente este mês apresenta resultados positivos. Mesmo assim, o Ciesp acredita que esses indicadores apontam para uma melhora tímida da economia nos próximos meses.

Setores – O nível de emprego industrial na região no mês de julho foi influenciado pelas variações positivas nos setores de veículos automotores e autopeças (1,73%); produtos alimentícios (1,38%); produtos químicos (0,35%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (1,46%).

Queda – No entanto, no período de janeiro a julho foi registrado um saldo de 2,1 mil demissões. Foram 900 desligamentos em fevereiro, 650 em março, 950 em abril, 250 em maio e 550 em julho, segundo dados do Ciesp. No primeiro semestre, apenas no mês de janeiro haviam sido registradas 700 contratações. Já nos últimos 12 meses, segundo a instituição, houve queda de 9,5 mil postos de trabalho na região.

A regional do Ciesp em Campinas atende a 500 empresas instaladas em Águas de Lindóia, Amparo, Artur Nogueira, Conchal, Estiva Gerbi, Holambra, Hortolândia, Itapira, Jaguariúna, Lindóia, Mogi Guaçu, Mogi-Mirim, Paulínia, Pedreira, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Sumaré e Valinhos. Entre elas há 58 multinacionais e 442 nacionais, que faturam média de R$ 37 bilhões por ano.

Fonte: G1