Infraero ainda faz gestão do controle de tráfego aéreo em aeroportos concedidos

Além da operação da Torre de Controle de Guarulhos e Viracopos, EPTA’s da estatal contribuem para viabilizar integração regional, a exemplo do Aeroporto de Vitória da Conquista(BA)

A Infraero, entre suas atribuições, presta serviços de apoio ao controle do tráfego aéreo nacional e de informações relacionadas por meio de Estações Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA). A existência de EPTAs em áreas de difícil acesso garante o estabelecimento de rotas aéreas integrando essas regiões ao restante do país. Vale ressaltar que a estatal opera ainda as torres de controle dos aeroportos de Viracopos e de Guarulhos, recentemente concedidos à iniciativa privada.

As EPTAs podem prestar serviços de tráfego aéreo, de telecomunicações aeronáuticas, de meteorologia aeronáutica e de informações aeronáuticas, além de disponibilizar uma rede de auxílios à navegação aérea. Os órgãos dispõem ainda da estrutura necessária para acionar os recursos de busca e salvamento no caso de emergência aeronáutica.

Entre as informações repassadas pelas EPTAs, estão dados da situação do tráfego aéreo no campo de atuação da estação, informações sobre as condições meteorológicas nos aeroportos de partida e destino das aeronaves, alteração das condições operacionais de um aeroporto devido ao tempo e também dados sobre a situação climática ao longo da rota.

No âmbito da Infraero, a operação de EPTAs ocorre tanto em aeroportos administrados pela própria empresa quanto em terminais administrados por outros (como municípios, estados ou a iniciativa privada). A presença de EPTAs da Infraero em aeroportos em que ela não administra é viabilizada por meio de convênios ou parcerias com os órgãos responsáveis por estes aeródromos, podendo ser determinada também pelo Governo Federal. Essa diretiva é estabelecida quando há necessidade da atuação da Infraero em um determinado espaço para o fortalecimento da integração nacional.

Todas as atividades de apoio ao tráfego aéreo prestadas por entidades públicas ou privadas, que não o Comando da Aeronáutica (Comaer), incluindo a Infraero, devem ser feitas por meio dessas estações.

EPTA de Vitória da Conquista –  A EPTA de Vitória da Conquista (BA) é um dos órgãos de apoio à navegação da Infraero que se localiza fora dos aeroportos da Rede. Essa estação atende o Aeroporto de Vitória da Conquista/Pedro Otacílio Figueiredo, e sua área de abrangência se estende num raio de 50 km a partir do aeroporto, em um espaço compreendido entre o solo e altitude de até 4,5 mil metros.

Os dados trabalhados pelo órgão, que opera na categoria especial TWR/APP, envolvem informações meteorológicas relacionadas com as operações de pouso e de decolagem, informações que possibilitem ao piloto selecionar a melhor pista para uso, informações conhecidas de aeronaves, veículos ou pessoas nas proximidades da área de manobras – de forma a evitar riscos para os envolvidos no tráfego – e dados gerais sobre as condições do aeroporto.

Em 2013, a EPTA de Vitória da Conquista atendeu 9.158 aeronaves, sendo 4.349 pousos, 4.341 decolagens e 468 sobrevoos. No mesmo ano, a estação também fez 8.004 observações meteorológicas, processou 69.092 mensagens operacionais e administrativas e 6.884 envios de plano de voo e mensagens relacionadas aos mesmos.

O gerente da EPTA de Vitória da Conquista, Luciano Sérgio Gomes Costa, destacou a importância do órgão para a região. “A estação de Conquista é um elo de integração não só do município, mas de toda a região a centros urbanos importantes, como Salvador, Belo Horizonte e São Paulo. Além de possibilitar essa conexão com outras capitais e vários outros municípios, tanto da Bahia quanto do nordeste de Minas Gerais, os trabalhos cumpridos aqui garantem a regularidade e segurança das linhas aéreas que operam esses voos”, disse.