Infraero se reinventa e apresenta ao mercado produtos de soluções logísticas e novos negócios

Novo momento prevê superar o atraso na venda de 49% de sua participação nos grandes aeroportos brasileiros, que ficou para 2021

A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) segue se reinventando, após passar à iniciativa privada seus principais aeroportos cargueiros.

Entretanto uma dessas unidades retornou as suas mãos. A empresa voltou a fazer a gestão do Terminal de Logística de Cargas do Aeroporto de Petrolina/Senador Nilo Coelho (PE). Desde o dia 1º de setembro, as atividades de armazenagem e movimentação de cargas do complexo logístico voltaram para a estatal.

 O Terminal de Cargas do Aeroporto de Petrolina tem mais de 3 mil m² de área edificada e conta com seis câmaras de armazenamento, três antecâmaras de resfriamento e dois túneis de resfriamento – toda uma infraestrutura para atender ao setor de exportação, capaz de receber aeronaves com o 747-8F e que tem o escoamento de frutas do Vale do Rio São Francisco como maior expoente na região. 

Contrate a Infraero – A Infraero está entre as três maiores operadoras aeroportuárias do mundo; conta com serviços que atendem a padrões internacionais de segurança, conforto e qualidade e, desde 1973, contribui para enriquecer a experiência dos clientes que utilizam os seus aeroportos. 

A empresa agora está oferecendo esta expertise ao mercado.

Além da gestão e operação de alguns Terminais de Logística de Carga, a Infraero vem se reinventando e atuando em consultoria, serviços e diagnóstico logísticos com o objetivo de proporcionar melhores soluções aos mais diversos segmentos e regiões do Brasil. Governos estaduais, municipais e distrital, além de entidades representativas da indústria e comércio, são algumas das entidades que vem buscando realizar parcerias com a estatal na busca de maior eficiência logística para suas empresas e afiliadas. 

A Infraero também oferece consultorias, serviços de engenharia, meio ambiente, planejamento aeroportuário, manutenção aeroportuária, tecnologia da informação, gestão e operação de aeroportos.; além de contar com treinamentos com o objetivo de capacitar as equipes dos terminais aeroportuários do país, tais como formação e aperfeiçoamento de bombeiros de aeródromos, gestão aeroportuária, fiscalização de pátio, entre outros. 

Somente em 2019 a Infraero alcançou a marca de 146 novos negócios concretizados, distribuídos entre 49 aeroportos do país. Entre esses terminais estão os de Divinópolis (MG), Parnaíba (PI), além do Aeródromo Brasília (DF), e mais recentemente o Aeroporto de Guarujá (SP), onde a Infraero é responsável pela gestão aeroportuária.

Venda de 49% dos grandes só em 2021 – A pandemia atrapalhou os planos do governo de oferecer ao mercado as participações acionárias de 49% ainda detidas pela Infraero nos aeroportos privatizados em 2012 e em 2013. A venda tem sido anunciada desde a gestão Michel Temer, quando a estatal deixou de entrar como minoritária nas concessões, e foi prometida por auxiliares do presidente Jair Bolsonaro para 2020. Agora, na melhor das hipóteses, ficará para a segunda metade de 2021.