Investe SP registra melhor janeiro em prospecção de investimentos em sete anos. São os importadores vindo produzir no Brasil.

Em plena crise, volume de atração de empresas indica substituição de importações em SP

O fechamento do mês de janeiro do trabalho de prospecção da Investe São Paulo (agência de atração de investimentos contratada pelo Governo de SP) revelou o melhor desempenho deste mês durante os sete anos de história da empresa: R$ 28,9 bilhões, com potencial de geração de 22.700 empregos diretos. São 16 projetos que foram captados em eventos, contatos nacionais e internacionais e até algumas empresas que procuraram a agência situada no Bairro do Jaguaré, na Zona Oeste de São Paulo.

Segundo o presidente da Investe SP, Juan Quirós, os dados, além de surpreenderem à primeira vista, indicam o início de um movimento de substituição de importações, a começar pelo Estado de São Paulo; “Empresas de diversos setores perceberam esta tendência de substituição de importações e anteveem um cenário em que o Brasil, premido pela alta do dólar, passará a comprar insumos produzidos em território nacional”, avaliou Quirós.

A Investe São Paulo assinou termos de confidencialidade e de prestação de serviços com empresas dos setores aeroespacial, economia verde, automobilístico, logística, saúde, ciências da vida, entre outros, originárias de países como a Turquia, China, Alemanha, França e também muitas do Brasil. A média de empregos criados por projeto é de 160,9. A partir da assinatura do compromisso com a Investe SP começa um trabalho de assessoria gratuita em busca da definição dos melhores locais, infraestrutura, logística, oferta de mão-de-obra, estímulos tributários etc.

Para Quirós, este movimento de substituição de importações motivado inicialmente por uma questão cambial, pode vir a representar a alavanca para a recuperação do parque industrial brasileiro; “Esta tendência que constatamos hoje no Estado de São Paulo, pode representar o início de gráfico de recuperação da indústria brasileira a partir de São Paulo, que tem a melhor infraestrutura, capacitação de mão-de-obra, universidades e estabilidade institucional”, disse.

O presidente também ficou impressionado com os números de janeiro, que já representam um recorde histórico até se for retirado da lista o investimento mais volumoso, na área de Tecnologia da Informação, que prevê a geração de 20 mil empregos diretos em duas cidades do Interior paulista. “É, de fato, um movimento de substituição de importações que vai ajudar o Brasil num momento delicado como o atual”, concluiu Quirós.