Jacareí (SP), no Vale do Paraíba, é destaque após anúncios de duas montadoras chinesas

Sany retoma obras e Chery produzirá novo carro em outubro.

A cidade de Jacareí, no Vale do Paraíba, virou referência recentemente após os anúncios das duas montadoras chinesas da cidade: Sany e Chery. Trabalho na Sany compõe o investimento de cerca de R$900 milhões e deve ser concluído no próximo ano. Já a Chery iniciará montagem do TIGGO 2 em outubro.

A empresa Sany retomou as obras para construção de uma fábrica em Jacareí (SP). O grupo anunciou um investimento de quase R$ 900 milhões no país e isso inclui prédio que ocupará um terreno de 560 metros quadrados às margens da Dutra.

Os trabalhos foram retomados em maio e estão previstos para acabar em outubro de 2017. Ainda não há previsão de quantos postos de trabalho a inauguração da fábrica vai gerar. O plano de instalação de uma planta em Jacareí foi anunciada em 2011, mas sofreu uma série de atrasos.

A empresa fabrica máquinas de grande porte para construção civil como escavadeiras, guindastes, equipamentos para construção de rodovias, portos e turbinas eólicas.

A instalação da fábrica em Jacareí é um ponto importante da estratégia da chinesa para nacionalizar a linha de escavadeiras e retroescavadeiras. Com a conclusão das obras, a planta terá capacidade para produzir até 2 mil máquinas por ano.

A empresa afirma que ‘novas contratações serão divulgadas mais para frente’; produção pode gerar 100 novas vagas.

Já a A Chery, vai começar a montar a partir de outubro em sua fábrica de Jacareí as primeiras unidades do Tiggo 2, novo utilitário esportivo da empresa chinesa. A chegada do modelo ao mercado nacional pode gerar na unidade cerca de 100 novos postos de trabalho. As contratações estão em negociação com o sindicato da categoria e ainda correm sob sigilo.

A produção do Tiggo 2, que já acontece em pré-série, será realizada na mesma linha de montagem dos demais veículos produzidos pela empresa em Jacareí, o compacto popular QQ e o Celer. “A linha está sendo adequada para isso”, afirmou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Antônio Ferreira de Barros, o Macapá.

Procurada para comentar sobre o assunto, a Chery disse apenas que os “detalhes sobre as possíveis novas contratações serão divulgadas mais para frente”. Por nota, a montadora confirmou o início da produção em escala do Tiggo 2 no segundo semestre deste ano, “período em que também acontecerá o lançamento oficial do modelo”, diz nota.

O prefeito de Jacareí, Izaias Santana (PSDB), visitou as instalações da fábrica nesta segunda-feira. Ele foi recebido pelo presidente da Chery no Brasil, Thomas Wong, e pelo vice Luis Curi. Essa foi a primeira vez desde que assumiu a prefeitura que o tucano esteve na unidade. “A reunião foi estritamente protocolar para saber como será a visita do governador da província chinesa de Anhui, detentora dos direitos econômicos da Chery, que acontece no dia 12 de agosto. Além disso, aproveitei para conhecer as instalações da montadora”, explicou o prefeito.

A Chery Brasil iniciou suas atividades 2014. A unidade foi construída em um terreno com mais de um milhão de metros quadrados em Jacareí e tem capacidade de produção de até 150 mil veículos por ano.