Jorge Lobarinhas, novo Diretor Comercial de Viracopos: “Vamos transformar Viracopos numa grande plataforma logística”

Lobarinhas final 2Especial Viracopos:

 

A Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) retomou o projeto para a implantação do conceito ‘Aeroporto Industrial’ no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Essa operação será realizada sob o Regime Especial de Entreposto Aduaneiro na Importação e Exportação, regido pela Instrução Normativa SRF N.º 241, de 6 de novembro de 2002. O plano de construção do empreendimento no terminal vem desde a época em que o aeroporto era administrado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). “Muitos já tentaram a implantação do Aeroporto Indústria, mas somente Viracopos possui hoje pré-requisitos para o sucesso dessa empreitada como área para expansão, regularidade de voos cargueiros e demanda”.

Estas e outras informações são de quem entende do assunto. O Portal LogNews entrevistou com exclusividade Jorge Lobarinhas, com experiência de quem já atuou do “outro lado do balcão”, como ele mesmo diz, em posições ocupadas durante 10 anos em um operador logístico. Lobarinhas assume agora a diretoria comercial da ABV, concessionária do aeroporto de Campinas, que também engloba a responsabilidade por toda a operação de carga aérea. Na ABV desde a transição da Infraero na área de logística de carga, em 2012, atuou diretamente no trabalho de melhorias dos processos logísticos e no armazém de perdimento do Terminal.

O cronograma de implantação do Aeroporto Indústria deve ter suas duas primeiras etapas cumpridas no segundo semestre de 2016, com a terraplenagem e infraestrutura já prontas e deixando a área apta a receber a construção dos terminais. Após, faltarão o alfandegamento pela Receita Federal e a instalação e a operação das indústrias que produzirão para a exportação. Os investimentos, apenas nessa ação inicial, somam R$75 milhões, em uma primeira fase já concluída. “Investiremos mais R$ 93 milhões na segunda fase da área que vai abrigar o aeroporto industrial. O complexo recebrá  também um condomínio logístico que terá outras atividades, como Armazém e Centro de Distribuição”, assegurou Lobarinhas.

O projeto, em andamento contínuo, prevê a instalação de empresas em Viracopos que possam receber itens na linhas de produção, montagem, manufatura de produtos destinados à exportação. “Os insumos e matérias primas não saem do aeroporto para serem transformadas e retornarem em forma de produtos com valor agregado. São vantagens fiscais e logísticas que irão trazer ganhos para os exportadores e também vai impulsionar a nossa competitividade (de Viracopos) ao oferecer mais serviços para as empresas” explica. E complementa: “As companhias aéreas, por exemplo, ficarão mais competitivas em função de uma maior oferta de carga para exportação, preenchendo as rotas de retorno. Vamos transformar Viracopos numa grande plataforma logística”.