KK Logística e In Haus ampliam frota de empilhadeiras Komatsu na Braskem

Empresas, que já eram responsáveis pela movimentação de cargas nos pólos de Triunfo (RS) e Paulínia (SP), acabam de assumir também a operação de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro

A KK Logística – representante exclusiva das empilhadeiras Komatsu no Brasil, que participa entre os dias 14 e 17 de junho da Feira Internacional de Logística 2011 –, acaba de assumir, em parceria com a In Haus, empresa especializada em serviços logísticos do grupo GPS, o processo de movimentação de cargas da operação da Braskem no pólo petroquímico de Duque da Caxias, no Rio de Janeiro.

Com o projeto, que inclui 40 empilhadeiras da marca Komatsu, a KK passa a contar com 135 empilhadeiras, operadas por profissionais da In Haus, alocadas em três plantas da Braskem. Além da refinaria de Duque de Caxias, a KK Logística fornece 75 empilhadeiras para a operação de Triunfo (RS), e outras 20 para a de Paulínia (SP).

A expansão da frota de empilhadeiras Komatsu dentro da Braskem é mais um fruto da parceria fechada entre KK Logística e In Haus para a criação de uma oferta conjunta composta de serviços e equipamentos para o mercado nacional. “A ampliação do projeto para a planta de Duque de Caxias é um grande reconhecimento ao trabalho feito em parceria pela KK Logística e a In Haus, e também comprova a qualidade da tecnologia Komatsu”, afirma José Storino, diretor da KK Logística.

Na operação de Duque de Caxias, a KK Logística forneceu duas empilhadeiras com 4 toneladas de capacidade e outras 38 de 2,5 toneladas, todas movidas a gás. Os equipamentos vêm sendo aplicados para a movimentação e armazenamento de 140 toneladas/mês de resinas de Polipropileno produzidas pela Braskem.

Logística “verde” na Braskem

Principal indústria química brasileira, a Braskem vem sendo pioneira também no uso do conceito de logística sustentável em sua planta PE6 em Triunfo (RS). A empresa renovou toda a sua frota de empilhadeiras por máquinas menos agressivas ao meio ambiente da Komatsu, e conta atualmente com seis empilhadeiras elétricas híbridas, além de 65 movidas à GLP.

“A preocupação com o meio ambiente está no DNA da Braskem, assim como da In Haus. Por isso, propusemos para o cliente trocarmos as empilhadeiras já existentes por outras mais modernas, que emitissem menos ruído, calor e poluentes. Foi nesse momento que encontramos a KK Logística e conhecemos a tecnologia oferecida Komatsu, que é única no mercado brasileiro”, afirma Fernando Zanela, diretor de projetos da In Haus.

Atualmente, a In Haus escoa 90% da produção do pólo petroquímico de Triunfo, movimentando cerca de 160 mil toneladas de resinas por mês. Além de fornecer as empilhadeiras, a KK Logística conta com um posto avançado dentro da fábrica, que é responsável pelo bom funcionamento dos equipamentos. A expectativa é que o projeto seja ampliado para as outras plantas da Braskem existentes no País. “Em parceria com a KK Logística, queremos levar o expertise adquirido nesse projeto para outras empresas que queiram tornar seus processos logísticos mais sustentáveis”, completa Zanela.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *