KK Logística e In Haus criam oferta conjunta para projetos de logística sustentável

Objetivo é aliar o conhecimento e a eficiência da operadora logística com a tecnologia de ponta das empilhadeiras Komatsu fornecidas com exclusividade pela KK. Braskem é o primeiro cliente

A KK Logística – representante exclusiva das empilhadeiras Komatsu no Brasil – e a In Haus, empresa especializada em serviços logísticos do grupo GPS, acabam de criar uma oferta conjunta para empresas que buscam uma logística cada vez mais ecologicamente responsável. Essa oferta consiste nos serviços logísticos da In Haus, aliados à tecnologia de ponta das empilhadeiras elétricas híbridas  fornecidas pela KK Logística, que tem emissão de poluentes próxima de zero. O primeiro cliente a contar com os serviços das duas empresas é a Braskem, que implementou um projeto de logística “verde” no pólo petroquímico de Triunfo (RS).

Desenvolvidas para a movimentação de cargas até 2,5 toneladas, as empilhadeiras elétricas híbridas Komatsu oferecidas pela KK Logística (Serie BE30) permitem o armazenamento de energia regenerativa via capacitor e utilizam essa energia como uma segunda fonte de alimentação. Por esse motivo, não emitem gases tóxicos, eliminam a necessidade de “uma casa de baterias” para recarga que é feita sem riscos de manuseio das pesadas baterias, têm menor ruído e emitem menos calor, o que representa conforto e segurança a mais para o operador. “Além dessas maquinas inovadoras, contamos com uma ampla linha de empilhadeiras de 2 a 45 toneladas, fabricadas pela Komatsu e movidas a GLP/Gasolina ou Diesel, que também foram desenvolvidas para terem baixo consumo e pouco agredirem o meio ambiente”, explica José Carlos Storino, diretor da KK Logística. Quase uma centena destas máquinas estão em operação na Braskem, em SP e no RS.

Storino ressalta a importância da criação de uma oferta conjunta com a In Haus, empresa que tem larga experiência no atendimento a grandes clientes e acompanha de perto as principais tendências de mercado. “A In Haus vem provando sua competência em diferentes projetos e estamos felizes em podermos fornecer a tecnologia necessária para uma solução logística ambientalmente e socialmente responsável”, diz.

De acordo com Fernando Zanela, Gerente de projetos da In Haus (Sul), a nova oferta conjunta chega baseada em uma tendência que irá ganhar força nos próximos anos, que é de se fazer logística de forma cada vez mais sustentável. “As grandes empresas estão cada vez mais focadas em desenvolver soluções que busquem a excelência operacional aliada à sustentabilidade. Em conjunto com a KK Logística, poderemos oferecer serviços que tragam esse conceito para a área de logística”, afirma.

Logística “verde” na Braskem

Principal indústria química brasileira, a Braskem vem sendo pioneira também no uso do conceito de logística sustentável em sua planta PE6 em Triunfo (RS). A empresa renovou toda a sua frota de empilhadeiras por máquinas menos agressivas ao meio ambiente da Komatsu, e conta atualmente com seis empilhadeiras elétricas híbridas, além de 67 movidas à GLP.

“A preocupação com o meio ambiente está no DNA da Braskem, assim como da In Haus. Por isso, propusemos para o cliente trocarmos as empilhadeiras já existentes por outras mais modernas, que emitissem menos ruído, calor e poluentes.Com este propósito, encontramos a KK Logística que nos apresentou a tecnologia oferecida pela Komatsu, única no mercado brasileiro”, afirma Fernando Zanela.

Atualmente, a In Haus escoa 90% da produção do pólo petroquímico de Triunfo, movimentando cerca de 160 mil toneladas de resinas por mês. Além de fornecer as empilhadeiras, a KK Logística conta com um posto avançado dentro do Polo Petroquimico, que é responsável pelo bom funcionamento dos equipamentos. A expectativa é que o projeto seja ampliado para as outras seis plantas da Braskem existentes no País. “Em parceria com a KK Logística, queremos levar o ‘expertise’ adquirido nesse projeto para outras empresas que queiram tornar seus processos logísticos mais sustentáveis”, completa Zanela.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *