Klabin investirá R$ 1,6 bi em nova fábrica em SP

A cidade de Piracicaba (SP) será a sede de uma nova fábrica de papelão ondulado da Klabin. O investimento previsto é de R$ 1,57 bilhão, com a geração de 1,2 mil empregos (700 durante a obra e 500 na operação da fábrica). A previsão é que a unidade comece a funcionar em 2024 e tenha capacidade para produzir 240 mil toneladas de papelão ondulado por ano.

Para a escolha de Piracicaba como sede do empreendimento, também pesou um acordo para a antecipação, para o ano que vem, da construção de um anel viário que estava previsto para 2040 no contrato de concessão da Eixo SP, que administra rodovias da região.

A nova fábrica da Klabin ficará em um terreno de quase 1 milhão de m² com localização estratégica, a cerca de 10 quilômetros de uma outra planta que a empresa já possui no município. Maior recicladora de papéis do Brasil com uma produção de 415 mil toneladas por ano, a empresa diz que “o projeto está alinhado a seu plano de crescimento e reforça sua crença no mercado brasileiro e seu compromisso de criar valor sustentável para toda a cadeia”.

Considerada um dos principais polos industriais do estado de São Paulo, a região de Piracicaba tem como atrativos para as empresas, entre outras coisas, logística privilegiada, com fácil acesso a rodovias importantes e ao aeroporto de Viracopos; oferta de mão de obra qualificada, com universidades e uma ampla rede de ensino técnico e tecnológico; e apoio à inovação, com diversos hubs e centros de pesquisa.

Fonte: https://www.usinagem-brasil.com.br