Leilão do primeiro polo privatizado sofre atraso

A previsão é de que o Aeroporto Internacional São Gonçalo do Amarante, instalado em uma área de 15 milhões de metros quadrados, entre em operação em 2014 e abrigue o maior terminal de cargas da América Latina e sétimo maior do mundo.

A obra está estimada em R$ 650 milhões. O terminal de cargas deverá ser inaugurado no mesmo ano, com demanda de 5.300 toneladas de carga e capacidade de 7.900 toneladas até 2024, quando atingirá a casa das 13.500 toneladas por ano, segundo estudo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A empresa vencedora ou o consórcio deverá construir terminais de cargas e de passageiros, além da estrutura para suportar os equipamentos de proteção de voo. O contrato prevê a administração do aeroporto por 28 anos, sendo três para a construção e 25 para a exploração comercial, o que envolve desde tarifas da torre do controle, embarques, pouso e permanência até arrendamento de hangares, espaço de oficina e de aeronaves, estacionamento e shopping.

A Anac realizou duas audiências públicas presenciais para discutir a proposta de concessão do aeroporto, em Brasília e em São Gonçalo do Amarante, ambas em setembro de 2010. A audiência pública pela internet foi aberta em 25 de agosto e encerrada em 24 de setembro. Em dezembro, após aprovar o estudo e a minuta do edital do aeroporto, a agência encaminhou os documentos ao Tribunal de Contas da União para análise, onde está até hoje. Só após a aprovação Anac lançará o edital final e realizará o leilão. A data ainda não foi marcada. Há expectativas de que o leilão ocorra neste primeiro semestre, entre abril e maio.

Fonte: Valor Econômico

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *