Linde e Konecranes iniciam operação conjunta com expectativa de aquecimento do setor portuário

As fabricantes Linde Material Handling e Konecranes Lifting Business firmaram acordo de cooperação internacional para uma operação conjunta na linha de máquinas de movimentação de contêineres cheios ou vazios, denominadas reach stacker. Com a parceria, a Konecranes concentrará a fabricação dos equipamentos, sendo que na Europa seguirá com a marca Linde e nas demais regiões, incluindo o Brasil, com a marca Konecranes, empregando a estrutura de canais de vendas, rede de representantes dedicada, pós-venda e estoque de peças da Linde.

A iniciativa tem metas agressivas no Brasil, pois além da frota atual de aproximadamente 150 máquinas, as empresas pretendem aumentar significativamente sua participação de mercado já para 2014.

O otimismo coincide com os avanços da Lei 12.815, conhecida como MP dos Portos, que prevê modernização, atração de investimentos, redução de custos e aumento da competitividade dos agentes portuários no País, o que amplia a demanda por equipamentos de alto desempenho para operação na Zona Secundária, como os equipamentos para contêiner vazio e reach stackers. Dividido em quatro blocos, o marco regulatório afetará 149 áreas envolvidas nas operações portuárias.

Dentro do grande portifólio de equipamentos Konecranes, destacamos os modelos reach stacker SMV-4531 TB5, TB6 e o SMV-4542 TBX5, ambos os equipamentos são destinados à movimentação de contêineres de 20´ e 40´ cheios, com capacidade de empilhamento de 45 toneladas na primeira fileira e empilhamento de cinco a seis contêineres de alto, destaque para o SMV-4542 TBX5, que é aplicado ao trabalho no descarregamento/carregamento da segunda linha férrea.

O segundo modelo de equipamento é o Empty Contêineres SMV-6 ECB 80, SMV-6/7 ECB 90 e SMV-5/6 ECB 100DS, para movimentação de contêineres de 20´ e 40´ vazios, com capacidade de empilhamento de 8 a 10 toneladas e empilhamento, com destaque para a possibilidade de efetuar a operação com dois contêineres simultaneamente. De acordo com o coordenador da divisão Heavy Trucks da Linde, Wilson Pequeño, os clientes Konecranes terão o suporte da Linde em qualquer região. “Nossas equipes de técnicos e especialistas de assistência técnica, somados a mais de 30 profissionais treinados de nossa rede de distribuição, garantirão a plena operação dos equipamentos para movimentação de container em todo Brasil”, afirma o executivo. Ele reforça que essa união garante também aos atuais clientes Linde um suporte ainda melhor. “Além dos técnicos especializados, a Linde possui em estoque com mais de 7 mil itens em sua sede, localizada em Barueri, na região metropolitana de São Paulo”, enfatiza.

A qualidade do pós-vendas é outro ponto destacado pelo executivo. De acordo com ele, a Linde vai manter os requisitos de treinamento para capacitação contínua dos profissionais envolvidos no suporte ao cliente em todas as linhas de equipamentos. Em 2012, a empresa treinou cerca de 288 técnicos, incluindo equipes dos representantes e dos clientes. Isso soma mais de 960 horas/ano, numa base de 24 treinamentos anualmente.

Um fator relevante é que a Linde agregará aos produtos Konecranes visitas para avaliação dos equipamentos, sem restrição ao prazo de garantia. “Esse procedimento nos permite acompanhar a operação do cliente, corrigindo vícios operacionais para prevenir problemas”, destaca Wilson Pequeño.

Em relação à linha de empilhadeiras, o gerente geral da filial brasileira, Mathias Papenburg, explica que ela continuará operando normalmente, mantendo o suporte já oferecido aos clientes. “Nossa tecnologia hidrostática garante o melhor retorno do investimento (ROI) do segmento, com economia de até 40% nos custos operacionais em comparação com outras tecnologias disponíveis no mercado”, conclui Papenburg.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *