Linha Azul possui 40 empresas habilitadas

Seis anos do “Consórcio Linha Azul”, responsável pela auditoria de

18 empresas, comprovam sucesso da iniciativa

Criado para ser um procedimento especial e dar maior agilidade às operações de importação, exportação e trânsito aduaneiro, o Despacho Aduaneiro Expresso – Linha Azul – é um procedimento amplamente utilizado em todo o Brasil. No mês de julho, o Consórcio Linha Azul, que oferece auditoria multidisciplinar para a habilitação no procedimento completa seis anos de existência, fato que comprova o sucesso desta iniciativa nascida no aeroporto de Viracopos.

Resultado de um planejamento entre Infraero e Receita Federal, o Linha Azul foi idealizado no Aeroporto Internacional de Campinas para garantir o desembaraço da carga no prazo máximo de 6 horas. Na época, o projeto foi liderado pelo Inspetor da Receita em Viracopos, Marcus Bessa Nisti, e pelo Gerente de Logística de Carga da Infraero, Carlos Alberto Alcântara. Posteriormente, após sucesso na operação, o projeto virou Instrução Normativa e foi criado oficialmente como Regime Especial pela Receita Federal.

Em julho de 2005 foi criado o Consórcio Linha Azul constituído por três empresas: Tradeworks, Consulcamp e a RGC. Atualmente, o Consórcio é responsável pela auditoria dos controles internos de 18 das 40 empresas habilitadas a operar com este regime, sendo que as demais auditorias foram realizadas por diversas outras empresas. Entre as empresas habilitadas através da auditoria de controles internos realizada pelo Consórcio estão: Dell, Tetra Pak, Motorola, Johnson & Johnson, Renault, Sanmina, Cummins, Eaton, Nissan, Siemens, Honda, Volkswagen, Yamaha, Volvo, Samsung, Embraer, Novozymes e Behr.

Especialistas defendem a ampliação do regime para mais empresas.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *