“Logística é a maior preocupação para a Olimpíada”, afirma prefeitura carioca

Logistica RJA 100 dias da Olimpíada, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), afirmou no final de abril que “as obras não são mais o principal problema (para os Jogos)”. Apontou a operação logística da cidade como a maior preocupação da cidade durante os Jogos em agosto.

Paes faz apresentação recentemente sobre os preparativos para a maior competição esportiva do mundo, que começará no dia 5 de agosto, e indicou que as obras do Parque Olímpico estão 98% prontas e em Deodoro completamente concluídas. Não revelou, porém, o estágio de obras como metrô, veículo leve sobre trilhos (VLT) e o corredor rápido de ônibus, o BRT, classificadas como legado, mas que são essenciais para a mobilidade durante a competição.

Nem de obras já prontas, mas que passam por reformas, como o estádio Olímpico do Engenhão, que há mais de dois anos sofre com reparação na cobertura. Será o local das provas de atletismo.

Na avaliação da Prefeitura, as obras estão num nível “que muitos duvidaram”. Para Eduardo Paes, o estágio das construções mostram “enorme capacidade de planejamento”. “Problemas são identificados, mas as coisas vão muito bem”, disse.

A instalação olímpica com o maior atraso é o velódromo, cuja a empresa responsável pela obra foi desclassificada pela prefeitura. “Escorregou no prazo, a verdade é essa”, admitiu Paes, indicando que a arena está com 85% concluída e garantindo que ficará pronta a tempo das competições.