Maior cargueiro de contêineres do mundo foi inaugurado

Porto de Santos também poderá receber grandes navios

A empresa francesa CMA CGM fez á cerimônia de inauguração do maior cargueiro de contêineres do mundo na terça-feira. Batizada com o nome do escritor Jules Verne, a embarcação é capaz de levar de uma só vez 16 mil contêineres de 20 pés cada.

O cargueiro já está em operação desde 3 de maio na Ásia, mas se desviou para Marselha, na França. A cerimônia de inauguração teve a presença do presidente francês, François Hollande.

Após homologação da Marinha, Porto de Santos poderá receber navios maiores – Já o Porto de Santos também se prepara para receber grandes navios. O resultado das simulações de manobras navais, utilizando a nova profundidade do canal de navegação, garante que Porto de Santos receba navios maiores do que os habituais (e não somente com maior calado).  Mas isso só deve ocorrer quando a homologação dos parâmetros for feita pela Marinha do Brasil, que ainda não recebeu da Companhia Docas de São Paulo (Codesp) a confirmação do reposicionamento das boias de sinalização.

A expectativa era de que, com as mudanças, o cais santista pudesse receber, em condições normais, navios com 334 metros de comprimento (34 metros a mais do que hoje está autorizado). A Tribuna apurou, entretanto, que a meta foi batida e Santos está preparado para embarcações com até 335 metros.  A metragem, que é apenas 16 metros superior à altura da Torre Eiffel, em Paris, equivale a pouco mais de três campos da Vila Belmiro.

Navios com essa envergadura são capazes de comportar mais de 8,2 mil TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20pés). Hoje, porém, o complexo santista recebe, em média, cargueiros com capacidade inferior a 7.5 mil TEUs, principalmente pelas restrições de calado (distância entre a linha d’água e o fundo do navio), que também serão revistas com a homologação das novas profundidades dos dois primeiros trechos do Estuário.

O trecho 1 (Barra até o Entreposto de Pesca) possui agora 14,9 metros e o trecho 2 (Entreposto até as torres de energia), 14,5 metros. No entanto, ambos terão profundidade operacional homologada para 13,2 metros – e um metro mais fundo com a maré alta. A não utilização total da distância é uma medida de segurança exigida pela Marinha.

A primeira vez que Santos recebeu um “gigante” dos mares ocorreu há cerca de um ano, com o Cosco Vietnam. Com 335 metros de comprimento, 42 metros de largura (boca) e capacidade para mais de 8 mil TEUs, foi necessário montar um esquema especial para recebê-lo – o que não deverá mais ocorrer.

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