Maior do planeta, Airlander 10 faz voo inaugural e promete revolucionar transporte aéreo de carga

aviaão maior finalO Airlander 10, considerada a maior aeronave do mundo, decolou nesta quarta-feira(17/08) para seu primeiro e breve voo, sobre uma pista no centro da Inglaterra. Com 43,5 metros de largura e 92 metros de comprimento, 6 metros a mais que o gigante Antonov An-225, o Airlander 10 é um híbrido de avião, helicóptero e dirigível. A aposta é que a aeronave possa revolucionar o mercado de transporte aéreo de cargas.

“É uma grande inovação britânica.”, disse o diretor executivo da Hybrid Air Vehicles, fabricante da aeronave, Stephen McGlennan, em entrevista à Associated Press. “É uma combinação de aeronave que tem partes de um avião com asas fixas, de helicóptero e de balão de hélio”.

O voo inaugural aconteceu em Cardington, cerca de 75 quilômetros ao norte de Londres. De acordo com a fabricante, o Airlander 10 foi desenvolvido para usar menos combustível que um avião, mas carregar cargas maiores, de até 10 toneladas. Ele pode alcançar 4.900 metros de altitude, viajar a velocidade de 148 quilômetros por horas e permanecer no ar por até duas semanas.

O projeto inicial foi tocado pelas forças armadas americanas, que planejavam usar a aeronave em missões de reconhecimento e vigilância no Afeganistão, mas foi abandonado em 2013 e, desde então, assumido pela pequena companhia britânica Hybrid Air Vehicles, que sonha em inaugurar uma nova era para as imensas aeronaves que voam por serem mais leves que o ar.

Os dirigíveis tiveram sua época de ouro no início do século passado, mas foram abandonados após graves acidentes, sendo o Hindenburg, em Nova Jérsei, nos EUA, o mais famoso. Na Alemanha, esses aeróstatos, também conhecidos como Zepelins, foram usados durante a Primeira Guerra Mundial.

A diferença do Airlander 10 em relação ao Zepelim é que o gás usado não é o hidrogêneo, inflamável, mas o hélio.

Fonte: Com informações “O GLOBO”